O Governo Regional deve dar mais atenção à ilha das Flores, considera José Eduardo

PS Açores - 2 de fevereiro, 2023

José Eduardo considerou que o Governo Regional deve “dar mais atenção à ilha das Flores”, porque o que “está a acontecer é que as Flores estão a ficar para trás”.

O deputado do PS, eleito pelas Flores falava à saída de uma reunião com os empresários daquela ilha, representativos dos vários ramos de atividade, para auscultar as suas preocupações e as dificuldades por eles sentidas no seu dia-a-dia.

O socialista fez, ainda, um balanço das jornadas parlamentares do PS que decorreram nas Flores, ao longo desta semana, que permitiu reunir com várias instituições e entidades da ilha, ouvindo e analisando as suas dificuldades e os seus anseios.

José Eduardo considerou que o estado do porto comercial das Lajes das Flores (destruído pelo furacão Lorenzo em 2019) tem “criado muitas dificuldades e constrangimentos” e denunciou a “falta de assistência e de atenção por parte deste Governo”, que “não ouve os Florentinos”.

“Este Governo da coligação não tem procurado escutar os Florentinos e compreender as suas dificuldades. Este Governo deve passar a ter mais atenção para com os empresários das Flores, que enfrentam grandes dificuldades de abastecimento de mercadorias e matérias-primas, porque estes são os verdadeiros obreiros da economia da ilha das Flores”, frisou.

Sobre o Porto das Poças, uma obra lançada pelo anterior Governo Regional, da responsabilidade do PS, o parlamentar do PS frisou que esta obra “necessita de uma 2ª fase” e estranhou que este Governo tenha anunciado, em fevereiro do ano passado, que “já tinha um projeto”, destacando “que esse projeto é totalmente desconhecido”.

“Desconhecemos quais são as valências previstas para esta obra, se terá edifícios para a lota, abastecimento de combustível ou infraestruturas de apoio às pescas”, apontou José Eduardo.

O deputado do GPPS abordou também as dificuldades sentidas pelos pescadores Florentinos no Porto das Poças, que têm sofrido “sucessivos atrasos na manutenção das máquinas de gelo”, bem como lamentou o atraso na instalação da nova grua de apoio.

José Eduardo realçou que “todas as obras que se encontram em curso ou que foram finalizadas recentemente na ilha das Flores, foram lançadas pelo anterior Governo Regional, da responsabilidade do PS”.

“A ilha das Flores é pequena em população, mas o Governo não pode basear a sua ação apenas em números. Estamos a falar de cerca de 3.500 pessoas, Florentinos, que precisam de tudo o que toda a gente precisa. E o que está a acontecer é que este Governo está a deixar as Flores para trás”, finalizou o deputado socialista eleito pela ilha das Flores, José Eduardo.