Vasco Cordeiro: presença do Ministro das Infraestruturas demonstra compromisso do Governo da República para com os Açores

PS Açores - 2 de fevereiro, 2023

Vasco Cordeiro garantiu que o Governo da República, suportado pelo Partido Socialista, “esteve, está e estará empenhado na defesa dos Açores”, recordando que a história “demonstra a solidariedade que os Governos da República do PS sempre manifestaram com a Região”.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava no âmbito das jornadas parlamentares do PS, que decorreram esta semana, na ilha das Flores.

No local, Vasco Cordeiro anunciou a visita, em breve, do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, à Região, adiantando que o governante visitará o porto de Ponta Delgada e o porto das Lajes das Flores, para acompanhar o ponto de situação das obras de reparação.

Esta infraestrutura portuária, vital para o abastecimento de mercadorias por via marítima à ilha das Flores foi destruída em 2019 pelo furacão Lorenzo, tendo a situação se agravado com a tempestade Efrain, em dezembro do ano passado, que ampliou os danos já extensivos do molhe de proteção, deixando a ponte cais praticamente desprotegida.

Para Vasco Cordeiro, a presença do Ministro das Infraestruturas é “bem demonstrativa do empenho que o Governo da República demonstra com os Açores, do reconhecimento desta infraestrutura para a Região e para a ilha das Flores em concreto, e da sua vontade de ajudar à reconstrução deste porto”.

O líder parlamentar do PS alertou, porém, que “é fundamental que o Governo Regional faça a sua parte” e que “avance efetivamente com esta reconstrução porque a sua ausência está a deixar a ilha das Flores para trás”.

“Neste momento a ponte cais está mais exposta, mais vulnerável a novas tempestades e todo o tempo que perdemos na reconstrução do molhe de proteção faz perigar cada vez mais a ponte cais, que não foi desenhada para existir sem o molhe de proteção”, realçou Vasco Cordeiro, que salientou que “neste momento, nem sequer é conhecido o projeto daquilo que o Governo Regional pretende realizar no local”.

“O Governo da República demonstra empenho neste processo, mas é preciso que a Região execute rapidamente a sua parte, de forma a que a porção da ajuda financeira da República chegue aos Açores e ajude a restabelecer a normalidade no porto das Lajes das Flores”, finalizou o Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro, que informou, igualmente, que o Ministro das Infraestruturas reunirá com os responsáveis da Ana/Vinci no aeródromo das Flores e no aeroporto de Ponta Delgada.