Presidente da Câmara da Praia da Vitória nada fez para resolver o problema dos moradores de Santa Rita

PS Açores - 2 de fevereiro, 2023

A Concelhia do Partido Socialista da Praia da Vitória manifesta a sua enorme perplexidade, perante as tristes e demagógicas declarações, proferidas ontem pela Presidente da Câmara Municipal, relativamente ao processo da aquisição dos terrenos do chamado “Bairro dos Americanos”.

“Atendendo ao desempenho das funções da Sra. Presidente da Câmara, marcado por um vazio confrangedor de estratégia, ideias e ação, não nos surpreende o facto de querer colher dividendos políticos, mais uma vez, numa matéria onde pouco ou nada fez, e onde bem sabe, outros quase tudo fizeram.  Mas, apesar de não nos surpreender esta postura, a mesma deve ser veementemente condenada, pois em nada dignifica as funções e o distinto cargo que ocupa”, referiu Marco Martins, Vice-coordenador da Concelhia do PS da Praia da Vitória e Vereador socialista na autarquia.

Segundo acrescenta Marco Martins, e em nome da verdade, importa referir que foi o Partido Socialista que liderou todo este processo de legalização e aquisição dos terrenos do “Bairro dos Americanos”, “numa batalha longa, árdua e incessante”, tendo a mesma culminado, ainda em 2018, num acordo entre a autarquia e os proprietários para a aquisição dos terrenos, por um valor de quatro milhões de euros.

Referindo que a responsabilidade pelo pagamento deste valor foi assumida pelo Governo da República, em 2,1 milhões de euros (pagos em 2018 e 2019) e pelo Governo Regional dos Açores, em 1 milhão de euros (compromisso há muito assumido e apenas agora efetivado), o socialista acrescenta que os remanescentes 900 mil euros serão obtidos com a venda dos terrenos aos moradores.

“Neste quadro, as palavras ontem proferidas pela Sra. Presidente da Câmara Municipal, querendo dar a entender que o recente (e tardio) pagamento da tranche adstrita ao Governo Regional dos Açores é a “panaceia e a cura para todos os males” e que resulta essencialmente da parceria e entendimento entre o atual executivo municipal e regional, assumem uma clara demagogia e, bem mais grave do que isso, revestem-se de manifesta irresponsabilidade e desrespeito por todo este  processo e, essencialmente,  pelas cerca de cem famílias por ele abrangidas, que tanto lutaram por um desfecho justo, que colocasse fim a longos anos de sofrimento e inquietação”, referiu Marco Martins.

“A Concelhia do Partido Socialista da Praia da Vitória apela a que a senhora Presidente, ao invés de se preocupar e perder tempo com declarações políticas descontextualizadas, estéreis e opacas, se foque no essencial - nas necessidades, nas preocupações e nos problemas das pessoas, famílias, instituições e empresas do nosso concelho”, acrescentou o Vice-coordenador da Concelhia do PS da Praia da Vitória e Vereador socialista na autarquia, Marco Martins.