Opinião

Pluralidade Democrática

Bem sei que os últimos dias têm sido mais preenchidos com o Carnaval, as suas festas e as suas fantasias. Bem sei também que no Carnaval ninguém leva a mal, mas tenho a certeza que a democracia tem se torcido toda com os últimos desenvolvimentos políticos nos Açores.

Aquilo que assistimos hoje na nossa Região é algo que eu confesso nunca ter pensado assistir. Apesar de já pouco me surpreender, nunca pensei assistir à montagem de uma teia em torno da democracia açoriana por parte de um partido como o PSD.

Numa Região como a nossa, que tem um grande sentido democrático, uma ótima noção daquilo que a democracia e o próprio Estado representam e que tem um comportamento bastante civilizado perante as instituições democráticas, nunca pensei ver um partido vencedor dizer que quem não venceu é que tem a maior responsabilidade na formação de um Governo.

Caro leitor, para ser claro e direto: não, eu não acho que o PS Açores deva viabilizar o programa do próximo governo liderado pelo PSD. E ao contrário do que querem fazer passar sobre quem tem uma opinião idêntica à minha, não há aqui qualquer desrespeito pelos resultados eleitorais. Muito pelo contrário!

Entendo que esta é a posição que mais os respeita. Entendo que esta é a posição que respeita quem venceu e tem a responsabilidade de tudo fazer para governar e sobretudo entendo que esta é a posição que mais respeita aqueles que votaram no PS Açores sabendo que este tinha um projeto contrário e alternativo para a nossa Região.

Respeitar a democracia não é e nunca foi sinónimo de subserviência a quem vence. A subserviência aos vencedores é típica de um regime autoritário e eu acredito numa democracia plural onde o povo poderá ter e deverá ter sempre uma alternativa.