Opinião

A Herança

O atual Governo Açórico tem uma indisfarçável vocação para Kalimero. Sim, para repetir, em desgraça desanimada, as queixinhas daquele pinto, com meia casca de ovo na cabaça, que nos cansava e que era muito infeliz.
A tática, de tão velha e primária, não engana ninguém e já enjoa. Passado mais de meio mandato, com o apoio decisivo do bando dos cinco, sempre que se pergunta pela atividade e obra deste Governo, salta uma ninhada de pintos lamechas, a berrar a pesada herança dos governos anteriores. E quando não chutam para trás (no tempo), chutam para canto, pela linha de cabeceira a oriente, em direção ao atual Governo de Lisboa.
Porque somos pobres, no contexto da União europeia; porque há escolas em que é preciso substituir o quadro elétrico; porque as estradas precisam de manutenção... Até parece que estávamos melhor em 1996, em todos os indicadores! E que esta comandita governativa, que se atirou ao poder como gato a bofe, fê-lo, não para governar, resolver problemas e corresponder sempre a novos patamares de conforto e justiça social... mas antes, para desfilar, em parada narcísica, os novos arreios do poder!
A verdade, é que começa a ser indisfarçável a falta de obra e investimento deste Governo, de que a Ilha Terceira é um dos mais escandalosos exemplos. Alguém conhece uma obra pública de vulto, da responsabilidade do poder regional, em andamento por aqui? Mesmo que projetada e iniciada pelo Governo da "pesada herança"? Com exceção do Porto de Pipas, que faz que anda mas não anda?...
Porto da Praia da Vitória, onde está a centralidade transformista prometida? Terceira Tech Island, um definhamento revanchista e na clandestinidade? Manutenção e concretização, mais que não seja dos projetos herdados, ao nível das estradas da Terceira? Não se vê um grão de cimento!... E o transporte marítimo? E voos para a Terceira em 2023?...
Tantas perguntas... Tantas más desculpas!