PS quer criação urgente de apoio ao pagamento das rendas dos estudantes Açorianos deslocados

PS Açores - 24 de março

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou o Governo Regional do PSD/CDS/PPM sobre a razão de ainda não terem sido criados mecanismos de apoio aos jovens estudantes Açorianos, tais como o Gabinete de apoio ao estudante Açoriano residente nos Açores a frequentar o ensino superior e o apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes Açorianos deslocados.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o primeiro signatário do requerimento dos socialistas, Russell Sousa, lembra que o Parlamento dos Açores aprovou há quase três anos, em junho de 2021, por unanimidade, um Projeto de Resolução que visava a criação destes apoios aos estudantes Açorianos deslocados.

“Quase três anos depois, vemos que este Governo Regional do PSD/CDS/PPM nem sequer implementa as recomendações dos partidos que o integram, já que o projeto de resolução em causa partiu do CDS-PP. Das duas, uma: ou o Governo não respeita as recomendações dos próprios partidos da coligação, ou este projeto de resolução e a sua aprovação por parte dos partidos da direita mais não foi do que areia para os olhos dos estudantes Açorianos deslocados”, lamentou Russell Sousa.

No Dia Nacional do Estudante, o deputado socialista, que é também líder da Juventude Socialista dos Açores, recordou que o PS/Açores “defende a criação de um apoio extraordinário para as famílias Açorianas que tenham estudantes deslocados no ensino superior ou profissional, de modo a ajudá-las a enfrentar o aumento dos custos que tiveram de suportar com a habitação”.

“Sabemos bem da importância desta matéria, quer para os estudantes que se encontram deslocados, entre ilhas, quer para todos aqueles que se encontram deslocados no continente. Este é um assunto premente, que ainda muito recentemente motivou uma manifestação nacional de estudantes, que estão a passar por muitas dificuldades em encontrar e pagar uma habitação condigna, enquanto estudam”, realçou Russell Sousa.

O parlamentar lamentou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM faça “vista grossa a esta recomendação” e prefira “assobiar para o lado e empurrar com a barriga para a frente, como se não tivesse responsabilidades ou competências para contribuir para a qualificação dos jovens Açorianos”.

“Quando pretende o Governo Regional dos Açores, da coligação PSD/CDS/PPM, criar o Gabinete de apoio ao estudante Açoriano residente nos Açores a frequentar o ensino superior? Quando vai o Governo Regional criar o mecanismo de apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes Açorianos deslocados? São questões simples, que merecem respostas rápidas e diretas por parte do Governo Regional”, frisou o parlamentar socialista, Russell Sousa.