PS quer saber quando entrará em funcionamento o entreposto frigorífico da Madalena

PS Açores - 25 de março

 O grupo parlamentar do PS questionou o Governo Regional sobre quando entrará em funcionamento o entreposto frigorífico da Madalena, uma obra que deveria ter sido terminada e posta em funcionamento, na sua plenitude, até ao final de 2022, conforme anunciou o Presidente do Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM, José Manuel Bolieiro.

"Foi o Presidente do Governo Regional que afirmou, em 2022, que o entreposto estaria a operar na sua plenitude até final daquele ano e depois, o que assistimos, foi ao Secretário Regional do Mar e Pescas, já em julho de 2023, a dizer que a obra teria de estar concluída até setembro, de forma a poder funcionar em pleno na safra seguinte. Chegámos a Março de 2024 e nada disto aconteceu”, realçou o deputado socialista Mário Tomé, primeiro subscritor do requerimento entregue esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores.

Mário Tomé quer que o Governo PSD/CDS/PPM esclareça “quais os motivos para o atraso verificado, já superior a 6 meses”.

Outra questão lançada pelos socialistas refere-se “à capacidade de armazenamento e congelação de pescado que o entreposto frigorífico da Madalena disponibilizará na fase inicial de abertura”.

O parlamentar socialista realçou que os últimos anos “têm sido de abundância de atum no mar dos Açores”, com os pescadores Açorianos a “corresponder com boas safras”, que poderiam ter sido “ainda melhores se o Governo Regional tivesse feito uma boa gestão da pescaria ao atum patudo (Thunnus obesus), sujeito a TAC (total admissível de captura)”.

Mário Tomé frisou que a safra do atum, que se iniciou há relativamente pouco tempo, tem “apresentado bons indicadores no que respeita à captura do atum patudo”, considerando isso como um “bom prenúncio para os armadores e pescadores Açorianos”, atendendo aos “rendimentos que poderão obter sobre esta pescaria e, posteriormente, sobre a pescaria do bonito”.

Lembrando as “dificuldades vividas no passado devido à inação do Governo PSD/CDS/PPM”, o deputado do PS sublinhou que cabe ao Governo Regional “antecipar tudo isso” e “cumprir com o seu papel”, motivo pelo qual questionou que, “caso se registe uma boa safra de atum este ano, os entrepostos dos Açores têm disponibilidade de armazenamento para congelar atum?”

A esse respeito, os socialistas querem também saber, caso exista essa disponibilidade de armazenamento, “qual a capacidade disponível de armazenamento de cada entreposto frigorífico da Região”.

“O entreposto frigorífico da Madalena tem de estar em funcionamento em plena safra do atum, para assegurar condições para a congelação e armazenamento de pescado, de forma a tranquilizar toda a fileira da pesca: os armadores, pescadores, compradores e a indústria conserveira. Os pescadores Açorianos merecem que o Governo Regional coloque todas as cartas em cima da mesa e o Partido Socialista exige do Governo da coligação PSD/CDS/PPM maior transparência, para que todos saibam com o que contam”, realçou o deputado socialista, Mário Tomé.