José Eduardo: reconstrução do Porto das Lajes das Flores está a avançar muito lentamente e tem de acelerar

PS Açores - 18 de março

José Eduardo realçou que a reconstrução do Porto das Lajes das Flores está a “avançar muito lentamente”, realçando que o processo “tem de acelerar” para repor alguma normalidade na vida dos Florentinos.

O parlamentar socialista falava na cidade da Horta, no debate do Programa de Governo da coligação PSD/CDS/PPM que, no documento, se compromete a “executar e concluir a empreitada de construção do novo Porto das Lajes das Flores”, nesta legislatura.

José Eduardo realçou a “justa reivindicação dos Florentinos” em ter o porto refeito e sublinhou que “quem tem essa responsabilidade é o Governo Regional”, que tem de “cumprir com a sua obrigação”.

O deputado socialista lamentou o “passa culpas” permanente da coligação PSD/CDS/PPM, ora ao PS, ora ao Governo da República, e destacou que isso “é algo que não interessa os Florentinos”.

José Eduardo lamentou que a deputada Cecília Estácio, do PSD/A, tenha “tentado reescrever a história do Porto das Lajes”, recordando que o anterior Governo Regional do PS deixou em 2020 trabalho feito para a reconstrução da infraestrutura, destruída pelo furacão Lorenzo em 2019, tendo o Governo da coligação “demorado três anos a avançar com o projeto e o lançamento do concurso para a obra do molhe principal do Porto das Flores”.

José Eduardo considerou que, neste processo, “faltou muita ação do Governo Regional da coligação”, mas congratulou-se por “estarmos agora, finalmente, na fase final de concurso”.

“Ainda esta semana estiveram na ilha das Flores alguns representantes das empresas que vão apresentar a proposta final nos primeiros dias de abril”, sublinhou, considerando que isso é “um passo em frente”.

José Eduardo abordou a “lentidão” com que decorrem as obras de proteção da orla costeira em Santa Cruz das Flores, de “correção da arriba que caiu, pondo em sobressalto os moradores da zona”.

O deputado criticou, ainda, a “falta de ação no avanço da segunda fase do Porto das Poças” e também a “falta de ação na procura de soluções para o escoamento de pescado”, que está a ficar “demasiado tempo em terra e a perder valor, prejudicando os pescadores Florentinos”.

“Falta este Governo Regional do PSD/CDS/PPM atender os Florentinos. É lamentável que hoje tenhamos um membro do Governo, a secretária regional com a tutela dos transportes, Berta Cabral, a assumir publicamente que é mais caro mandar um avião às Flores do que escoar o peixe. Este Governo PSD/CDS/PPM já acabou com a Cooperativa Ocidental, acabou com o transporte marítimo de passageiros, só falta agora acabar com a pesca e com os pescadores na ilha das Flores”, finalizou o deputado socialista eleito por aquela ilha, José Eduardo.