Processo do Mercado da Graça é um hino à incompetência da gestão camarária do PSD

PS Açores - 26 de maio, 2023

O processo de requalificação do Mercado da Graça é hoje uma tragicomédia com contornos de novela de mau gosto. A notícia, esta semana, de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada foi “obrigada a lançar novo concurso público para concluir as obras de requalificação” é apenas mais um lamentável capítulo de um processo que ficará na história da maior autarquia dos Açores como um exemplo do que não se deve fazer.

“Os comerciantes têm todo o direito de se sentirem defraudados e enganados pelo Presidente da Câmara Municipal. Aliás, não é a primeira vez que tal acontece, o que indicia uma forma de agir e de estar na política que não honra os pergaminhos de uma cidade e de um concelho multisecular. Basta lembrar o modo como foi encerrada ao trânsito a Praça do Município. O Presidente da autarquia anunciou que eram só umas semanas quando, na verdade, a intenção era o encerramento definitivo”, recorda Humberto Bettencourt, membro do Secretariado do PS Ponta Delgada.

Para os socialistas, os sucessivos avanços e recuos no processo de requalificação do Mercado da Graça “penalizam severamente os comerciantes e os utentes de um espaço que faz parte da história e do património coletivo de Ponta Delgada”.

“Todo este processo é, na verdade, um hino à incompetência que a bravata do atual Presidente do Município apenas tem como objetivo dissimular. Bem pode vir com promessas de indemnizar os comerciantes que, agora, se vêm confrontados com mais um ano de atrasos. Bem pode, inclusivamente, fazer como é seu timbre: atirar as culpas para os anteriores presidentes de câmara do seu próprio partido numa tentativa desesperada de desresponsabilização política. Nada disto oculta ou omite o essencial. Pedro Nascimento Cabral é Presidente da autarquia desde 2021 e tem falhado sucessivas promessas, para além de, por mais do que uma vez, ter enganado deliberadamente os comerciantes de Ponta Delgada com anúncios e prazos que, manifestamente, se mostrou incapaz de cumprir”, critica o porta-voz do Secretariado do PS Ponta Delgada.

Por tudo isto, o PS Ponta Delgada considera que “a cidade de Ponta Delgada merece mais do que ser mera arma de arremesso político nas lutas intestinas do PSD ou trampolim para as ambições políticas de quem vê os Paços do Concelho como uma espécie de rampa de lançamento para disputar futuramente a liderança do PSD”.