Comunicado: Governo Regional está a desinvestir na saúde dos Terceirenses

PS Açores - 26 de maio, 2023

O PS Terceira manifesta a sua profunda preocupação pela degradação dos serviços prestados pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira resultante do desinvestimento e abandono do Governo Regional dos Açores.

Também na saúde a Ilha Terceira está a ficar para trás.

Perante este facto, que leva à degradação constante de prestação dos cuidados de saúde aos terceirenses, diversas vezes identificada pelo Partido Socialista, os deputados do PSD voltaram a abandonar a defesa da Terceira e dos terceirenses tentando iludir e esconder a realidade.

Com a habitual e gasta narrativa, que os problemas são sempre culpa do passado e o que é positivo, mérito do presente, os deputados do PSD tentam fazer esquecer todos os problemas, que se agravam constantemente no âmbito dos cuidados de saúde dos terceirenses.

Esta narrativa foi levada ao extremo, tendo os deputados do PSD na ânsia de criticarem o passado, para esconder a sua incapacidade de fazer mais e melhor do que criticavam, e para esconder que os terceirenses estão muito pior, deturpam os dados, omitem os factos e tentam criar uma realidade virtual que nem eles acreditam.

Perante a constatação que não conseguem cumprir o que prometeram, que não conseguem fazer mais e melhor resta-lhes inventar desculpas do passado para justificar a sua incapacidade do presente.

Vamos aos factos reais:

 - O Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, está a desinvestir significativamente na saúde dos terceirenses, tendo cortado em 2, 4 milhões de euros o Orçamento da Unidade de Saúde da Ilha Terceira este ano.

Esta redução vai criar ainda mais dificuldades à prestação dos cuidados de saúde, e irá agravar ainda mais as dificuldades financeiras da USIT, que aumentou a sua dívida em 5 milhões de euros, apenas nos 2 primeiros anos de Governo PSD.

A dívida da Unidade Saúde de Ilha Terceira deve-se essencialmente à falta de transferências por parte do Governo Regional dos Açores que está a dever mais de 9 milhões de euros à Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

Na realidade, o Governo Regional está na Ilha Terceira, mais uma vez, a fazer exatamente o contrário do que prometeu.

- O Governo Regional abandonou o investimento nos cuidados de saúde primários de proximidade nas nossas freguesias, não ativando Núcleos de Saúde Familiar como é o exemplo a Terra – Chã, e retirando médicos de família de outros como é o caso do Posto Santo e Porto Judeu.

Ao desinvestir neste projeto fundamental de proximidade, o Governo deixa os Terceirenses mais vulneráveis sem os devidos cuidados de saúde de proximidade.

- O Governo Regional ao decidir instalar no edifício da Unidade de Saúde da Ilha Terceira em Angra do Heroísmo, outros serviços da administração pública, fora da área da saúde, tomou uma opção clara de inviabilizar o crescimento e desenvolvimento dos cuidados de saúde primário e anulou qualquer perspetiva de melhoria da prestação de serviços de saúde nesse âmbito.

- O Governo Regional dos Açores e os deputados do PSD demonstraram uma total insensibilidade e desinteresse pelo facto, da Ilha Terceira ser uma das ilhas dos Açores que menor percentagem da população tem médico de família e uma falta de respeito pelos mais de 8.000 terceirenses que não tem médico de família.

Mas na ânsia de cumprir a narrativa que lhe foi imposta, os deputados do PSD ao tentarem denegrir, mais uma vez o trabalho dos Governos do PS, chegam ao ponto de elogiar e valorizar aquilo, que pretendem passar como mérito presente, quando na realidade decorreu do trabalho feito pelo anterior Governo.

Concretamente, os deputados do PSD não se aperceberam, que os médicos de família que anunciam, resultam da aposta e investimento do anterior Governo, conforme confirmou o próprio Governo regional em resposta a um requerimento do Partido Socialista.

Efetivamente os médicos de família que reforçaram o quadro da Unidade de Saúde de Ilha, afinal, resultam de um investimento e uma aposta do anterior Governo, tendo em conta que iniciaram a sua atividade, através da sua especialização no mandato anterior e não por ação do atual Governo.

Além de omitirem esta realidade, os deputados do PSD omitiram também o facto, e o número de médicos de família, que abandonaram a Unidade de Saúde da Ilha Terceira nos últimos dois anos.

E para criarem uma realidade fictícia e virtual, anunciaram reforço dos recursos humanos no Quadro de Ilha afetos à Unidade de Saúde da Ilha Terceira, que são totalmente desmentidas pelo próprio relatório de atividades dessa Unidade de Saúde.

Em conclusão, na saúde, como em muitos outros sectores, este Governo Regional está a deixar a Ilha Terceira para trás, não cumprindo os seus compromissos.

Perante esta evidência, sentida cada vez mais por todos os Terceirenses, procuram justificar com o passado, nem conseguindo descortinar  que as únicas coisas positivas que tem para apresentar, resultam do trabalho desse passado, que tentam desesperadamente denegrir e caluniar, para justificar a sua total incapacidade no presente e o seu deserto de perspetivas para o futuro.