Faial está fora do radar do Governo Regional, afirma Tiago Branco

PS Açores - 26 de fevereiro, 2023

Tiago Branco defendeu que o Governo Regional “tem de apostar forte no rejuvenescimento da Agricultura nos Açores”, designadamente, “apoiando e criando condições para que os jovens encontrem na Agricultura uma saída profissional”.

O deputado socialista, eleito pela ilha do Faial, falava à saída de uma reunião entre o Grupo Parlamentar do PS e a Direção da Associação de Jovens Agricultores do Faial (JAGRIFA), no âmbito do roteiro agrícola que o PS está a desenvolver em todas as ilhas.

“Não basta falar no aumento da diversificação agrícola, quando não se aposta nos jovens, porque só há Agricultura se houver agricultores. É preciso rejuvenescer o setor, mas para isso é preciso que haja condições aliciantes para que eles se fixem e permaneçam nesta atividade”, frisou Tiago Branco.

O deputado do PS lembrou que “há cerca de um ano, o Governo Regional apesentava como solução para a Agricultura do Faial o arrendamento de 6 prédios rústicos a jovens Agricultores”, lamentando que, conforme apontou a JAGRIFA, este processo “tenha sido mal conduzido”.

“Em vez de se proceder a uma atribuição em carta fechada, passou a leilão. Na prática, este suposto apoio à instalação de jovens Agricultores passou a ser um negócio para o Governo Regional, porque o valor da renda ultrapassa rapidamente o valor que normalmente se paga por hectare”, explicou Tiago Branco.

O parlamentar socialista entende que numa altura de inflação, em que todas as famílias e empresas sentem dificuldades, o Governo “não podia, nem devia, ser o responsável por mais um acréscimo de despesa no rendimento dos agricultores”.

“Isto não é ser sério, nem é querer ajudar os Agricultores do Faial”, apontou.

Tiago Branco lamentou, ainda, que este Governo Regional “exerça pouco diálogo efetivo com o setor”.

“Como se isso não bastasse”, sublinhou, este Governo Regional “não faz uma única menção aos jovens Agricultores no seu Plano e Orçamento para 2023”, o que “é um erro, uma incapacidade e uma grande falta de estratégia”.

“A Agricultura Açoriana está a atravessar enormes dificuldades, com os custos de produção a subir todos os dias e com a inflação que teima em persistir. É essencial aplicar medidas com impacto imediato, como aquelas que o PS tem apresentado, para apoiar as famílias e as empresas”, finalizou o deputado do GPPS, Tiago Branco.