PS defende apoio às instituições para reforçar a ajuda às famílias Açorianas

PS Açores - 25 de fevereiro, 2023

Célia Pereira defendeu que, neste contexto de aumento generalizado de preços, o Governo Regional deve “ser mais sensível às dificuldades das instituições e das famílias Açorianas” e “reativar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social”.

A deputada socialista falava à margem de uma reunião com a Direção da Casa do Povo de Rabo de Peixe, no âmbito das visitas que o PS tem feito, nos últimos meses, a instituições de apoio social, empresas e Juntas de Freguesia.

Célia Pereira realçou a “importância que a Casa do Povo de Rabo de Peixe representa para a sua comunidade e todo o trabalho de proximidade que desempenha com as famílias e as pessoas mais vulneráveis e mais carenciadas”.

A parlamentar do PS defendeu a importância de “reforçar o apoio às instituições de apoio social, como Misericórdias, IPSSs e Casas do Povo, tendo em conta o agravamento do custo de bens essenciais e de serviços que são fundamentais ao bom funcionamento destas instituições, como é o caso recente do significativo aumento dos custos com a eletricidade”.

Célia Pereira recordou que o PS/Açores já apresentou, em várias ocasiões, no quadro do Parlamento dos Açores, “muitas medidas de apoio às Empresas, às Instituições e às Famílias, que são urgentes de implementar”, exemplificando com o Plano de Emergência Económica e Social, chumbado pelos partidos da direita.

A deputada do GPPS realçou, ainda, a “necessidade de reativar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, em particular, os polos de desenvolvimento local e de coesão social”.

Célia Pereira frisou que as famílias “atravessam dificuldades agravadas pela crise que enfrentamos, pelo aumento do custo de vida, pelo aumento dos géneros alimentares” e defendeu que a distribuição de bens alimentares, nomeadamente de forma comparticipada pelo Fundo Europeu de Apoio a Carenciados (FEAC) “deve ser reativada e reforçada”, para que “esse apoio chegue diretamente aqueles que mais precisam”.

Célia Pereira reagiu, ainda, às recentes notícias que dão conta da intenção do Governo Regional, através da empresa Teatro Micaelense, vender, em hasta pública, o Cineteatro Miramar, em Rabo de Peixe, afirmando que o Partido Socialista está “totalmente contra”.

“A cultura é um importante fator de inclusão social, especialmente num território tão densamente povoado e onde o acesso a este tipo de equipamentos deve ser uma prioridade, pelos impactos sociais e culturais que produzem. Não podemos aceitar essa visão redutora e economicista, que não reconhece a importância de um espaço cultural para o desenvolvimento da população e da Vila de Rabo de Peixe”, realçou.