Falta de assistentes operacionais está a gerar problemas na EBS das Velas, realça PS/Açores

PS Açores - 28 de outubro, 2022

 Isabel Teixeira, deputada do PS Açores eleita pela ilha de São Jorge, alertou esta sexta-feira para a situação que a falta de assistentes operacionais na EBS das Velas está a causar no normal funcionamento do estabelecimento.

“É completamente surreal que o Governo dos Açores, depois de todos os alertas e queixas feitas sobre a falta destes profissionais e os constrangimentos que estão a ser sentidos na comunidade escolar, nomeadamente, na EBS das Velas, mas também um pouco por todas as escolas da Região, se continue a refugiar e a insistir que os rácios estão a ser cumpridos”, considerou.

“O Governo Regional criou os rácios à sua medida”, esclareceu Isabel Teixeira, acrescentando que “é pena que estes rácios tenham sido formulados para dar cobertura aos números de assistentes operacionais que já existiam, em vez de irem ao encontro das reais necessidades das escolas”.

A deputada sublinhou que é preciso ter em consideração certas especificidades que variam conforme o contexto onde se inserem, já que “o edifício da escola tem diversos setores que necessitam de controlo e vigilância permanente, para além de limpeza diária”. Para além disso, referiu Isabel Teixeira, “há ainda mais dois edifícios de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico que necessitam de apoio constante por parte destes profissionais”.

Isabel Teixeira defendeu que “não se pode tratar igual o que é diferente” e considerou ser isso que o atual Governo está a fazer “escondendo-se atrás de rácios irreais e completamente desajustados da realidade das comunidades escolares da Região”.

A parlamentar exemplifica que, na Escola Básica e Secundária das Velas, apesar de estarem, na teoria, a ser cumpridos os rácios de assistentes operacionais por número de alunos, “a verdade é que pelo menos seis colaboradores estão afastados por atestado médico ou por outra situação, dois estão contratados ao abrigo de programas ocupacionais e 11 têm 60 ou mais anos”.

Tendo em conta estes dados, Isabel Teixeira não entende por que motivo não foram abertos concursos públicos para contratação de assistentes operacionais para as escolas de São Jorge.