“Maioria dos agentes culturais continua a aguardar o pagamento dos apoios de 2022”, denuncia Marta Matos

PS Açores - 20 de setembro, 2022

Marta Matos, deputada do PS Açores, referiu, esta segunda-feira, que o Grupo Parlamentar do seu partido “tem conhecimento de que existem ainda muitos Agentes Culturais nos Açores que, até à presente data, ainda não receberam o financiamento para atividades a desenvolver, ou já desenvolvidas, no ano de 2022.

A deputada falava no âmbito da entrega de um requerimento na Assembleia Legislativa Regional onde questiona o Governo dos Açores sobre quais os apoios pagos e os que faltam pagar relativos ao Regime Jurídico de Apoio às Atividades Culturais.

“Neste momento, são 13 meses de espera no total, mais de um ano. Daqui a poucos dias, terminam as candidaturas para atividades a desenvolver em 2023 e os Agentes Culturais dos Açores continuam à espera do financiamento para 2022”, sublinhou Marta Matos.

Este atraso no pagamento, refere, resulta “não só num incumprimento da própria lei, como condiciona a prossecução e o incentivo ao desenvolvimento das atividades dos Agentes Culturais dos Açores, ainda para mais num contexto difícil como o que se vive”.