Avanços e recuos na abertura dos ATL’s em São Miguel revelam impreparação e falta de estratégia

PS Açores - 30 de abril, 2021

Foi com estupefação que o PS de São Miguel verificou, esta sexta-feira, que o Governo Regional afinal dá o dito pelo não dito relativamente à abertura dos ATL’s para os alunos que frequentam o 1º e o 2º ano do ensino básico em São Miguel.

Ontem, na conferência de imprensa dada pelo Secretário Regional da Saúde, foi anunciado que os ATL’s em São Miguel iriam abrir a partir de segunda-feira. Esta manhã, e através de um comunicado, a Secretaria Regional da Saúde vem afinal contrariar o que havia sido anunciado 24 horas antes.

“Esta circunstância é reveladora de uma ausência de articulação e de coordenação por parte do Governo Regional que, pelos vistos, prefere primeiro fazer anúncios para depois verificar se estão ou não reunidas as condições necessárias e de segurança para levar a efeito o que se anuncia. Esta não é a melhor forma de se conduzir estes processos. Tudo isto provoca desconfiança, instabilidade quando, na verdade, o que se espera da tutela é exatamente o contrário; ou seja, que promova a confiança, a segurança e a previsibilidade nas medidas que se anunciam”, afirma Lurdes Alfinete, membro do Secretariado de Ilha do PS de São Miguel.

O PS de São Miguel recorda, ainda, que os alunos de São Miguel estão a ser muito prejudicados, uma vez que este ano letivo está profundamente comprometido, sem que da parte do Governo Regional haja qualquer iniciativa para corrigir o erro de não se ter promovido, à semelhança do que sucedeu noutras zonas do País, a vacinação do pessoal docente e não docente de modo a preparar com segurança o regresso às aulas. “Há um abandono das escolas, dos alunos e de todo o processo de aprendizagem em São Miguel, com consequências que vão muito para além do ensino”, reafirmou Lurdes Alfinete.

“O combate à pandemia deve envolver todos. O Governo deve ouvir instituições, autarquias, parceiros sociais, ao invés de querer decidir tudo sozinho sem sequer procurar saber se o que anuncia tem ou não condições de ser concretizado, como infelizmente, se comprova com este episódio dos ATL’s.”, considerou Lurdes Alfinete.