Há um “progresso consistente” nos resultados educativos, mas podemos fazer “mais e melhor”

PS Açores - 21 de fevereiro, 2018
O Grupo Parlamentar do PS/A interpelou o Governo Regional dos Açores sobre os recentes resultados obtidos pelas escolas açorianas nos exames e provas Nacionais: “Queremos perceber o que está a ser bem feito, mas também o que está menos bem e o que falta fazer”, adiantou Susana Goulart Costa. A deputada socialista garantiu que a bancada socialista “não está satisfeita”, mas fez questão de sublinhar que há “progresso consistente” nos resultados obtidos. A título de exemplo Susana Goulart da Costa referiu algumas escolas que subiram na classificação – como a Escola Antero Quental –, algumas que se aproximam do topo das classificações – como a Escola das Flores – e ainda algumas que obtiveram resultados muitos positivos em disciplinas concretas – como a Escola Domingos Rebelo no exame de Biologia, a Escola da Graciosa no exame de Geografia, a Escola das Flores no exame de Português e a Escola da Madalena do Pico no exame de Filosofia. Susana Goulart Costa considera que “a Educação é um investimento lento e moroso”, que esse “investimento é intergeracional”, pelo que os resultados devem ser julgados ao longo do tempo e não de uma forma pontual e meramente estatísticas. Aliás, a deputada fez questão de citar o Diretor da Educação da OCDE, Andreas Schleicher, que alertou para a escolha que é preciso fazer em relação ao que se pretende com a educação: “Ou se ensina para o mundo de amanhã, ou para os exames nacionais”. Às criticas da oposição, e perante a recusa em reconhecerem os progressos que têm sido alcançados, Sónia Nicolau respondeu: “Nenhum dos partidos da oposição falou sobre aquele que é o objeto da nossa interpelação. Nós estamos aqui para falar sobre os resultados dos exames e provas nacionais. Nós não estamos aqui para comparar o que é incomparável. Nós não estamos aqui para comparar famílias. Nós não estamos aqui para comparar alunos. Nós não estamos aqui para comparar professores. Nós estamos aqui para avaliar o progresso dos alunos que é uma coisa muito diferente de vir ali falar de rankings, de vir ali falar de comparações entre alunos. Para isso não contem connosco neste debate”.