“O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta foi testado em modelo físico no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Isto aconteceu e há oposição que nega este facto”, afirmou Tiago Branco. O deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista intervinha, esta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde defendeu também a necessidade de continuar a investir no porto da Horta na discussão de um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que defendia o adiamento de novos investimentos.
“O que resta deste projeto de resolução é adiar esta obra porque a oposição quer duplicar um estudo, quer duplicar uma coisa que já existe e, por outro lado, quer que se pare a obra. Nós, Partido Socialista, não queremos que este investimento pare, queremos pó-lo ao serviço dos faialenses de acordo com aquilo que são as pretensões dos seus operadores”, afirmou Tiago Branco.
Para o deputado socialista é fundamental continuar o trabalho que está a ser desenvolvido, defendendo que o projeto, que está a ser revisto, deve ter em conta quem diariamente opera nesta infraestrutura. “Tudo o que for resultado da revisão deste projeto será feito em consonância com os operadores do porto da Horta, eles estão a participar ativamente neste processo”, lembrou.
Tiago Branco lembrou ainda que os deputados do PSD eleitos pelo Faial não podem desafiar o Governo “a abrir o debate sobre o projeto de requalificação do porto da Horta” e depois dizer, quando isso acontece, que tal atitude “é uma desculpa para adiar o investimento”.
“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista não pode concordar que se trave este investimento, um investimento de 14 milhões de euros que não deve ser desperdiçado e que é fundamental para continuar a melhorar as condições de operacionalidade e segurança do Porto da Horta e as condições de funcionamento dos diversos sectores de atividade portuários, num processo que está a envolver todas as entidades que integram a Comissão Municipal para os Assuntos do Mar”, concluiu Tiago Branco.