O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou, esta quinta-feira, que irá “criar e implementar” a Rede de Garantias Sociais em Ponta Delgada, uma iniciativa “pioneira nos Açores e que irá revolucionar a relação entre a autarquia e os cidadãos”.
“A dimensão social do nosso projeto, e particularmente a solidariedade social, são marcas distintivas da nossa candidatura”, destacou.
Vítor Fraga quer “no espaço de um ano, implementar um sistema de atendimento ao público” que permita a qualquer cidadão poder solicitar um serviço de apoio social junto do município, independentemente de se tratar de uma valência prestada pela Câmara, pelo Governo Regional ou pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Na sessão pública de apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos do concelho, que decorreu na Aula Magna da Universidade dos Açores, o candidato pelo Partido Socialista comprometeu-se a “desburocratizar, agilizar a vida das pessoas, e acabar com o labirinto de idas e voltas a diversos balcões para solicitar um certificado ou apresentar um comprovativo”.
“É assim que melhoramos os serviços públicos que servem as pessoas que deles mais precisam”, frisou Vítor Fraga, adiantando que “esta Rede será um enorme avanço e uma grande melhoria nas respostas, sobretudo aos idosos, em relação aos problemas sociais que persistem ano após ano sem solução em Ponta Delgada”.
Para o candidato do PS é “necessário mudar o paradigma”, apostando em programas de formação para que as famílias possam, sempre que possível, cuidar dos seus idosos em casa.
Por outro lado, adiantou que pretende “alargar e melhorar o serviço de apoio ao domicílio”, salientando que “estes são apenas alguns dos nossos compromissos de um vasto programa para a área social”.
Perante sala cheia, o candidato do PS à Câmara de Ponta Delgada apontou um dos maiores problemas do concelho, a “falta de limpeza”, considerando-o “um péssimo cartaz turístico” e uma “clara ameaça à saúde pública dos cidadãos”. Por isso, Fraga pretende resolver o assunto promovendo uma “revolução” na gestão dos resíduos em Ponta Delgada com base nos princípios da “Economia Circular & desperdício zero”.
“Queremos implementar um princípio justo de utilizador pagador e beneficiar quem mais separa, porque as pessoas têm de sentir, ao contrário do que hoje acontece, os benefícios da separação e estes têm de ir para além das vantagens ambientais”, explicou, anunciando, depois, que vai criar o “Centro Municipal de Valorização de Resíduos de Ponta Delgada, entidade que irá implementar o Plano de Valorização de Resíduos do Concelho”.
Na sua intervenção, Vítor Fraga falou também da necessidade de Ponta Delgada ser o concelho líder na captação de investimento e de iniciativas empreendedoras com vista à criação de emprego e geração de riqueza. Nesse sentido, e com o objetivo de ajudar a garantir o futuro dos nossos jovens, anunciou a criação do “PDL Startup” com o objetivo de a dar oportunidade aos jovens de poderem apostar em projetos inovadores.
Perante o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, militantes e simpatizantes, Vítor Fraga disse ser “um privilégio poder estar à frente de equipa comprometida com o nosso concelho e com este projeto”.
Por seu lado, o presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, afirmou que “um dos grandes ativos desta candidatura é a humildade de perceber que o mais importante é o povo, são os cidadãos” e não os adversários.
Vasco Cordeiro adiantou que a candidatura socialista aos órgãos autárquicos do maior município dos Açores representa aquilo que “a cidade e o concelho necessitam neste momento para recuperar o tempo perdido”.
Por seu turno, a candidata à Presidência da Assembleia Municipal, Graça Machado, enfatizou a ideia que Ponta Delgada "precisa de capacidade de iniciativa e de liderança" e de quem "não se conforme nem se contente com a mera gestão do dia a dia. Para Graça Machado, "Ponta Delgada não se pode dar ao luxo de ter uma gestão meramente simpática, mas que não inova, não antecipa, não lidera nem resolve os desafios com que estamos confrontados".
Candidatos do PS à Câmara Municipal
Vítor Fraga
Fátima Albergaria
Bruno Pacheco
Mário Miranda
Catarina Branco
Renato Leça
Lisete Paiva
Maria Salomé Pavão
Pedro Tavares
Rui Melo
Marina Frizado
Marcos Bicho
Vera Mota
Francisco Cabral Melo
Nélia Viveiros
Ana Sofia Anjos
Carlos Arruda
João Aguiar
Candidatos do PS à Assembleia Municipal
Graça Machado
Álvaro Borralho
Sónia Nicolau
Graça Rego
Francisco César
Rita Mota
José San-Bento
Nuno Miranda
Teresa Mano
André Viveiros
Raquel Vargas
Humberto Bettencourt
André Carvalho
Sandra Faria
Alexandre Silva
Mena Cabral
Vilson Gomes
Vítor Marques
Ana Sofia Soares
Maria das Mercês Pacheco
Hélder Medeiros
Zélia Travassos
Dora Martins
Armando Fontes
Teresa Marta
Leonardo Soares
Maria Beatriz Rodrigues