César promete reconstrução da via rápida Angra/ Praia

PS Açores - 3 de outubro, 2004
Num Pavilhão Multiusos da freguesia de Porto Judeu completamente cheio, o Presidente do PS/Açores prometeu reforçar o apoio às manifestações culturais populares da Ilha Terceira e a construção de um estaleiro naval, a realizar com capitais estrangeiros, na Praia da Vitória.

Carlos César considera que, nas próximas eleições, a escolha dos Açorianos é entre um projecto e “uma mensagem de coerência, uma mensagem de esperança no futuro, uma mensagem de respeito pelos Açores, uma mensagem de serenidade pela obra feita, mas de responsabilidade no futuro e na obra que temos para fazer”, do Partido Socialista, e “um sentido enorme de mesquinhez e de vingança, a promessa de discriminação, um regresso ao passado”, do lado da Coligação Açores. Palavras do Presidente do Partido Socialista no jantar-comício que decorrer sábado à noite e que marcou o início da campanha dos socialistas. Uma campanha eleitoral que César reconhece como “talvez uma das mais duras”, mas na qual os socialistas estão “empenhados”.

“Os nossos adversários parecem mais intolerantes na Oposição do que foram intolerantes nos últimos anos dos seus vinte anos de Governo”, observou o líder socialista, acrescentando que o PS/Açores irá responder-lhes “com serenidade.”

Respondendo ao ataque desferido pelo candidato da Coligação Açores, César afirmou que “há quem tenha CD´s nas mãos dizendo que a música é outra, mas, como a música não é outra, só mostram, não querem que o ouçamos tocar” e que “quando ouvirem essa música verão que a música é cantada por gente séria e por gente que se habituou, desde a sua adolescência, a lutar pela liberdade, pela democracia e a respeitar a opção de todos os açorianos, seja ela política, seja religiosa, seja outra qualquer.”

Perante uma entusiástica assistência, de cerca de 2.000 pessoas, que lotou por completo o Pavilhão Multi-Usos da freguesia de Porto Judeu, o Presidente do PS/Açores deixou ainda vários compromissos e falou em projectos concretos a implementar. César prometeu a reconstrução da via rápida Angra/ Praia, com instalação de um separador central, cruzamentos desnivelados e vias laterais para a circulação de gado e mais apoios para as manifestações culturais populares da Terceira, como os bailinhos de Carnaval e as touradas. Anunciou ainda um grande investimento na área da construção naval no porto da Praia da Vitória, com capitais canadianos, que se destinará à construção de catamarans e de lanchas rápidas, num investimento de mais de 20 milhões de euros, que trará, logo no seu início, cem novos postos de trabalho.

O Presidente do PS/Açores lembrou ainda a obra feita nos últimos oito anos, na criação de emprego, na área da acção social, na convergência com as médias nacionais e europeias. Recordou o trabalho empreendido de regulamentação de apoios nas áreas da Cultura, da Economia, do Desporto.

Falando no futuro, Carlos César comprometeu-se a continuar a gestão rigorosa das Finanças Públicas, a melhorar a competitividade e o rendimento dos sectores da Agricultura e das Pescas, a revigorar a diversificação da Economia, continuando a aposta nas acessibilidades, e o apoio às ilhas mais frágeis, sem esquecer a área social.

“A seguir às eleições não vamos dizer ‘afinal a situação financeira era outra, afinal aquilo que eu prometi antes das eleições não vou fazer’”, realçou Carlos César. “Eu sei qual é a situação financeira da Região, sei que posso aumentar o complemento dos idosos, sei que posso aumentar o apoio aos medicamentos dos idosos, sei que posso melhorar o apoio domiciliário e fazê-lo abranger durante os fins-de-semana, sei o que posso prometer e os açorianos sabem que, no dia a seguir às eleições, eu não vou dizer ‘afinal eu não sabia que a situação financeira não era tão boa e o que eu disse antes já não faço agora nem farei depois”, acrescentou.