Paulo Casaca eleito Presidente do Grupo dos Amigos de um Irão Livre

PS Açores - 16 de setembro, 2004
Decorreu hoje, em Estrasburgo, a primeira reunião desta legislatura do Grupo dos Amigos de um Irão Livre, um grupo composto por deputados de vários países e vários grupos políticos que visa trazer ao debate Europeu as questões da democracia e dos direitos humanos no Irão.

Este grupo, constituído por iniciativa de Paulo Casaca, tem vindo a servir como plataforma de diálogo no seio do Parlamento Europeu e junto da Comissão e do Conselho.

A Direcção do Grupo é composta por Paulo Casaca e Struan Stevenson, Britânico do Partido Popular Europeu, na Presidência e pelos Vice-Presidentes Alejo Vidal-Quadras Roca, que é o primeiro vice-presidente do Parlamento Europeu, do Partido Popular Europeu, eleito por Espanha, Helmuth Markov, Alemão do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia, Stephen Hughes, Britânico do Partido Socialista Europeu e Erik Meijer, Holandês do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia.

Na reunião de hoje, para além da eleição da Direcção do grupo houve ainda oportunidade para discutir com Mohammad Mohaddessin, porta-voz para os Assuntos Externos do Conselho Nacional para a Resistência do Irão, a evolução da situação política iraniana.

Já na passada segunda-feira alguns elementos do grupo e representantes de parlamentos nacionais foram mesmo recebidos pela Presidência Holandesa, num encontro em que foram discutidos os recentes acontecimentos no Irão, designadamente a execução por enforcamento da jovem Atefeh Rajabi, de 16 anos, por alegados "actos incompatíveis com a castidade".