Opinião

Orçamento 2024

Na próxima semana serão discutidas as propostas de Plano e Orçamento da Região. Será, sem sombra de dúvida, a grande prova de vida da atual solução governativa nos Açores e não há outra forma de olhar para este assunto.

Os sentidos de voto que já foram tornados públicos por parte daqueles que garantiram a aprovação dos últimos orçamentos e sobretudo os motivos que os levaram a tomar aquela decisão, faz prever que este Governo não passará nesta prova de fogo.

Nestas circunstâncias, há alguns aspetos que me parecem demasiado importantes para serem ignorados.

Logo à partida, é preciso não esquecer quem foram os responsáveis por esta solução governativa. Quem foram os obreiros de uma solução que só nos trouxe instabilidade. É preciso nunca esquecer o que levou o Representante da República a achar que esta seria uma solução de quatro anos.

E a resposta a estas perguntas é sempre a mesma: o PSD, o CDS-PP e o PPM. Eles são os únicos responsáveis pela Região estar nesta situação.

Não me quero antecipar àquela que será efetivamente a votação dos documentos, mas o PSD, o CDS-PP e o PPM são os únicos que têm o dever e a responsabilidade de tudo fazer para honrar este compromisso sob pena da sua governação cair definitivamente no descrédito.

E se isso que se prevê efetivamente acontecer eles deverão ser os primeiros tirar ilações políticas sobre isso.

De nada vale apelar aos outros que garantam aquilo que eles próprios não conseguem garantir. Quem efetivamente nos colocou nesta situação é que tem a responsabilidade de nos tirar dela.

De nada vale apelar ao sentido de responsabilidade de outros quando já sabiam que a irresponsável solução governativa encontrada trazia estes perigos.

 

(Crónica escrita para Rádio)