Opinião

Claro que incomoda

No encerramento do Congresso da JSD Açores quis o líder do PSD e Presidente do atual Governo de coligação resumir a sua intervenção afirmando que os resultados desta governação incomodavam o Partido Socialista.

Só isso poderia ser motivo para se perceber quão fraca e pouco mobilizadora foi a sua intervenção, mas o pouco entusiasmo dos militantes presentes ajudam nesta leitura. Contudo, confesso que quando José Manuel Bolieiro afirmou que os resultados desta governação de coligação incomodavam o Partido Socialista dos Açores eu concordei.

Outra coisa não era de esperar. Considero que os açorianos não compreenderiam que o Partido Socialista dos Açores não se sentisse incomodado perante os resultados que vão sendo conhecidos desta governação. Aliás, eu até acrescentaria, por conversas que vou tendo com militantes do PSD Açores, que estes resultados também incomodam muito boa gente dentro do próprio PSD.

E os motivos para isso acontecer são mais do que óbvios: depois de tantos ataques aos resultados das governações do Partido Socialista nos Açores a verdade é que não têm sido conhecidos resultados que demonstrem que as atuais opções políticas sejam melhores. Muito pelo contrário. O que alguns indicadores vão mostrando é que o retrocesso passou a ser uma realidade nos Açores, o que alguns indicadores vão provando é que a incapacidade passou a ser uma realidade na governação dos Açores.

É claro que isso incomoda. Incomoda qualquer um que se vá apercebendo destes indicadores no seu dia-a-dia. Incomoda, entristece, desmotiva e sobretudo descredibiliza a própria ação governativa.

Por isso é que eu entendo que esta critica que é feita ao Partido Socialista dos Açores, deveria servir de alerta para que o Sr. Presidente do Governo pare, pense, pondere, porque se o fizer eu acredito que também se sentirá incomodado.

 

(Crónica escrita para Rádio)