Opinião

PS com a Agricultura Açoriana

Os Açores são uma região ultraperiférica e, essencialmente, rural. Foram e sempre serão uma região agrícola, vivendo da terra e para a terra! E hoje, mais do que nunca, precisamos de olhar a sério para ela.

Os agricultores trabalham para que nas nossas mesas nada falte. E do outro lado esperam que quem os representa e defende possa ser merecedor e digno do seu título.

Defender a Agricultura e tudo o que ela acarreta é defender o nosso património, a nossa cultura, a nossa economia. É defender gerações e famílias inteiras que dependem deste setor, é defender todos nós, que somos consumidores!

Já em tempos eu dizia que quem defende a Agricultura tem de compreender o peso da sua responsabilidade e todos os efeitos que advirão da sua postura e das suas políticas, não só no imediato, mas no futuro também.

Nesse sentido, o Partido Socialista iniciou, recentemente, o roteiro “Com a Agricultura Açoriana”.

Uma iniciativa que, visa desenvolver contactos de proximidade com o setor, visitando e reunindo com múltiplos agentes do setor agrícola (produtores, empresas, associações), de forma a compreender melhor – e no concreto, no terreno – os desafios que esta crise inflacionista trouxe e o que pode ser feito para a combater. À semelhança de outras iniciativas que o PS tem vindo a desenvolver, como foi o caso das reuniões com a esmagadora maioria das Juntas de Freguesia da Região.

E destes encontros, começa a ressaltar uma preocupação unânime: este Governo anuncia muito, mas faz muito pouco. O que é bom não é novo e o que é novo não é bom!

O tempo deste Governo não é o tempo dos Agricultores: os Agricultores dos Açores estão a ficar para trás.

Quando se fala em diversificação Agrícola, é necessário, em primeiro lugar, ter definida a estratégia para o produto e mercado para o receber.

Quando se fala em apoiar a redução voluntária de produção de leite é preciso ter em conta as consequências a longo prazo que daí poderão resultar, ao invés de apenas pensar no momento atual.

Quando se fala em reconversão entre setores é preciso ter em mente a especulação dos mercados e garantir que tudo está alinhado para o sucesso dessa produção.

Quando se retira negócios que estavam instalados é preciso ter em conta a perda socioeconómica que daí resulta e das consequências que isso terá na ilha, principalmente nas mais pequenas, e na Região.

É preciso assegurar todos os meios disponíveis para que toda a cadeia de valor e principalmente que o produtor tenha o seu rendimento justo garantido.

Porque palavras, discursos bonitos, intenções e promessas não pagam contas!

E ao contrário deste Governo, o PS não se esconde atrás de conversas. Responde ‘Presente!’, avança com propostas e está como sempre esteve: ao lado dos Agricultores Açorianos e com a Agricultura Açoriana.