Opinião

Oportunidades perdidas

Num momento de particular dificuldade para as famílias e empresas açorianas aguardam-se medidas de apoio urgentes!

A verdade é que o Governo da República tem apoiado mais os açorianos em tempo de crise do que o próprio Governo Regional. Este continua em contramão sem responder às necessidades dos Açorianos.

Num cenário de grandes dificuldades, com a previsão de que irá piorar no próximo ano, o Governo Regional dá-se ao luxo de perder oportunidades. Diria mesmo, o Governo Regional não perde uma oportunidade de perder oportunidades!

Num cenário de absoluto sufoco, o Governo Regional apresenta uma baixa execução do Plano de Recuperação e Resiliência, PRR. Veja-se o caso da habitação com 60 milhões de euros por executar ou o caso do Hospital Digital com 30 milhões de euros, apenas apontando aquelas que foram destacadas como as maiores preocupações do Conselho Económico e Social dos Açores.

Ainda no PRR, a Região dispõe de 125 milhões de euros para a recapitalização das empresas açorianas, nada se sabe sobre o paradeiro deste montante. Chegar às empresas ainda não chegou. Adicionados a estes milhões, temos os 117 milhões de euros das Agendas Mobilizadoras perdidos à conta da trapalhada que foi a gestão das mesmas por parte do Governo Regional. Ou ainda lembrar que as empresas continuam sem Sistema de Incentivos ao Investimento há já 10 meses.

Num cenário de asfixia, o Governo Regional continua refém de interesses corporativos e partidários, não aplicando os 50 milhões de euros de receita extraordinária, arrecadados por via do efeito da inflação, em medidas de apoio. Ou ainda o facto do Governo Regional escolher cortar 140 milhões de euros no investimento público em 2023.

E nesta breve exposição, somámos centenas de milhões de euros que muita falta fazem aos açorianos em tempos tão difíceis. Num momento em que os Açorianos precisam de um Governo forte e presente ele abstém-se de melhorar a vida dos Açorianos!

E assim continuamos! Com um Governo Regional que se dá ao luxo de perder oportunidades. Repito, o Governo Regional não perde uma oportunidade de perder oportunidades!

Basta de perder oportunidades! Basta de perder milhões! Os Açorianos merecem muito melhor!