Opinião

Mais uma herança socialista

Esta semana os Açores receberam uma boa notícia. Os Açores, enquanto representantes de Portugal nos prémios europeus de promoção empresarial, foram distinguidos como sendo os maiores impulsionadores da transição sustentável das empresas. Isso é bom, e quando é bom precisamos realçar e valorizar em todas as oportunidades.

Este prémio é sem sombra de dúvida um reconhecimento da liderança que os Açores têm mantido na área da sustentabilidade ambiental e em tudo o que a esta matéria diz respeito.

Mas, este não é o culminar do percurso, este deve ser entendido como uma motivação para que continuemos este trabalho sem fim. Este prémio mais não é do que o reconhecimento de que em boa hora se definiu esta área como uma prioridade na governação dos Açores, em boa hora se definiu bem qual percurso devia ser traçado para que conseguíssemos caminhar em boa direção e sobretudo, também em boa hora, se conseguiu envolver toda a sociedade açoriana, através do Governo Regional, de empresas com atividade nos Açores nas mais diversas áreas e outras associações e organizações açorianas. Sem esta envolvência seria impossível.

Por isso mesmo, o tempo é de reconhecimento do trabalho realizado pelo anterior Governo socialista nos Açores que em 2017 criou o projeto Cartilha da Sustentabilidade permitindo que hoje, mesmo já não sendo Governo, os Açores continuem a beneficiar do bom trabalho que foi feito nesta matéria. O tempo também é de agradecimento. Agradecimento às empresas e organizações privadas envolvidas porque o seu compromisso e a sua vontade de investir nesta transição é fundamental.

Que nunca se perca este espírito, e que rapidamente se consiga corrigir as inconformidades que a UNESCO encontrou em setembro de 2021 no nosso Geoparque, para que em todo o mundo continuem a reconhecer o esforço e a dedicação que os Açores e os açorianos empregam nesta contínua tarefa manter os Açores sustentáveis.

 

(Crónica escrita para Rádio)