Opinião

1 por 20?

Talvez fosse bom o Governo dos Açores sair dos Palácios, para fazer uma viagem diferente: percorrer os Açores e visitar as escolas!
Pode ser que (assim) consiga perceber que não são verdadeiras as afirmações, que têm sido feitas sobre o número de assistentes operacionais, por aluno, na grande maioria destes estabelecimentos de ensino.
A semana passada, com algum espanto e incredulidade, ouviu-se o Presidente do Governo declarar que nas escolas dos Açores há uma “média de 1 assistente por 20 alunos” e que “não há nenhuma circunstância, em nenhuma escola dos Açores, em que haja 1 assistente por mais de 35 alunos.”
Das duas uma: ou alguém o enganou e isso é mau; ou então, o que pode ser mais complicado, o Presidente do Governo desconhece (absolutamente) a atual realidade das escolas dos Açores e isso é terrível!
Nessas mesmas declarações (também) disse que “não se pode transformar em mau o que é bom e os resultados da nossa política para a educação são bons.”
Na minha (modesta) opinião o que não se pode é tapar o sol com a peneira, nem esperar que as coisas se transformem por magia, sobretudo, quando se sabe que, neste caso em particular, a decisão atabalhoada de acabar com os programas de emprego nas escolas, sem apresentar outras soluções, é a principal culpada desta situação!
O ano letivo começou há 15 dias. Desde que começou já houve uma mão cheia de escolas fechadas a cadeado, por manifesta falta de capacidade para garantir o normal funcionamento destes espaços; há, ainda, relatos de escolas, onde não funcionarão serviços de cantina, ginásios, bibliotecas, entre outros, enquanto não estiverem asseguradas condições de segurança dos alunos. 
1 por 20? O Governo precisa de voltar à escola para aprender que mentir é feio!...