Opinião

O ProSucesso

Uma das grandes conquistas que a segunda metade dos anos noventa trouxeram aos Açores foi uma abertura da Região para o Mundo. Uma abertura diferente daquela que estava a acontecer até então. Essa alteração trouxe-nos outra visão do mundo e sobretudo de nós próprios e das nossas capacidades.

Um dos maiores desafios que os Açores tinham naquela altura era a necessidade de se incutir, em muitas famílias açorianas, a ideia de que ir à escola era o investimento que maior riqueza traria a elas próprias e à nossa Região.

Era, sem dúvida, uma caminhada árdua que havia pela frente, ligada a uma máxima de que o crescimento e o desenvolvimento brotam do conhecimento.

Bem sei que essa é uma caminhada que nunca termina e, nos Açores, teve nos últimos anos um alicerce muito forte que foi o Programa PROSUCESSO.

Um programa deveras ambicioso (porventura o programa mais ambicioso posto em prática até então) e que partia com indicadores pouco favoráveis quando comparávamos a Região ao resto do País ou a outras regiões do mundo.

Somando a isso, viam-se muitos odiarem este programa e até, no desempenho das mais variadas funções, desejarem que ele falhasse. Mas a verdade é que ele foi mesmo um sucesso.

Este programa, juntamente com todo o trabalho desenvolvido a partir da segunda metade dos anos noventa, conseguiu o que sempre se ambicionou: que todo o povo açoriano olhasse para a Educação enquanto motor de desenvolvimento de si próprio e da sua terra.

Esperando que este trabalho continue, a altura é de dar os parabéns aos últimos Governos Regionais e a toda a equipa que deu o seu conhecimento em prol de uma Região sempre melhor.

 

(Crónica escrita para Rádio)