Opinião

Eu cá, não entendo. Aqui me confesso.

Muito bem, Sr. Presidente, o projeto da década para a Educação. Mas, posso apenas fazer uma questãozinha, só uma?... Qual é que é então a década?... Esta não será, lá está, e, portanto, calculo que se estivesse a referir à próxima década, à de trinta ou até de quarenta!... E então os melhores Planos estarão tranquilamente guardados numa gavetinha que só se tenciona abrir daqui a uns anitos, não é assim, Sr. Presidente?!... Ok. Há Planos para muitos anos, já vi. E Sr. Vice-Presidente, posso também fazer só uma pequenina questão, para si? Quando proferiu aquela frase, posso também relembrar, "a única forma de combatermos os ciclos de pobreza que estão enraizados passa pela Educação e pela Formação Profissional", referia-se também a esta ou à próxima década? É que como é óbvio concordo, total concordância, porém o que é pena é que não é para já. O que é para já é o empobrecimento. Para já é a ausência de cinco milhões e oitocentos mil euros de investimento relativo a construções e reparações dos edifícios escolares. Para já é a ausência de duzentos mil euros de investimento nos prémios de mérito de ingresso ao ensino superior. Para já é a ausência de trezentos mil euros de investimento no combate ao abandono escolar precoce. Ou a ausência de "tudo" o que é ProSucesso: dois milhões e quatrocentos mil euros. E o que é para já é a subtração de meio milhão de euros destinados à ação social escolar. Pasme-se. Em ano de profunda crise financeira familiar. E eis o Plano da década para a Educação! O Plano da década para a Educação...! Pronto. Gozem agora, porque eu aqui me confesso: estou tal e qual aquele cãozinho que fica sério (talvez o do meu amigo António quando começou a dar aulas), muito focado a olhar para ti e que vai inclinando a cabecinha toda para um lado, bem inclinada, bem torcida, e que depois, porque mesmo assim, não entendendo ainda nada do que dizes, de repente e muito rápido, torce-a agora toda, toda, toda, para o outro lado, como se o problema fosse mesmo o ângulo com que te estava a fitar inicialmente, a perspectiva com que afinal ele vislumbrava o assunto, sabes como é?, já viste alguma vez isso acontecer?, já?!... pois ok, e então é isso. É exatamente isso, sem pôr nem tirar, o que me está a acontecer! Sinto-me assim. Torço-me todo, bem torcido, muito bem torcido para um dos lados e depois, e depois do outro, torço-me todo, e bem torcidinho todo para o outro, sempre fixo o olhar, orelhinhas empinadas, concentrado, concentrado...Mas olha lá!...Sinceramente, não resulta. Comigo, como com o cãozinho, não há resultados. Eu cá, não entendo. Aqui me confesso. Fui sempre ouvindo que a Educação é que é, que na verdade é o único elevador social que permite às gerações futuras a sua devida ascensão, que sem uma Educação séria e prioritária não se resolverão os principais problemas estruturais da nossa região, e etc., etc., etc., e blá, blá, blá, e depois é isto?! Olhando o Plano e Orçamento, vai de um lado e vai do outro, passa à frente e passa atrás, soma aqui, divide ali, mas nem com o pino eu chego lá! Há certamente um qualquer Plano que é muito à frente. Outras brisas lá da Europa...