Opinião

Noves fora…

Fora é plural de fórum. A dita comunicação de Bolieiro à ALRA não foi sobre saúde, economia ou Plano de Resiliência. Só um Fórum de Autonomia prospetiva para “doutrinar o povo”. Cliché vazio, precedido do “anterior Presidente do Governo escreveu ao atual, EU próprio”. De novo, a humildade a ser traída. E o peregrino Fórum? Seria uma cruzada do governo a catequizar 9 ilhas? Absurdo o “paternalismo estatista” do “governo doutrinador”. Antes seria confusão governo/partido… Mas, desde 1996, só o PS/A fez fora autonómicos.
A última ALRA revelou a fragilidade da má solução governativa. De pasmar as ameaças que “chegaram” ao governo e aos partidos apoiantes. Bolieiro não é diálogo. Tem 100 dias instáveis. É porta-voz da cedência à ultradireita, ao reino do grupo ocidental e, ao CDS, o único que comanda.
O pré e pós-eleições é um desdizer. Marcas dos 100 dias de governo são impreparação, desagregação, opacidade e envelhecimento precoce. Nos debates da ALRA, Bolieiro fica mudo e quedo. Em 100 dias, errando nas provas reais ficam noves fora nada...