Opinião

As Presidenciais e a pandemia Presidenciais - voto em Ana Gomes

Voto em Ana Gomes. Identifico na candidata qualidades positivas para o exercício de Presidente da República. É competente, assertiva, crítica e destemida, tendo simultaneamente a capacidade de diálogo, concertação e construção a favor do nosso Estado de Direito. Não há candidatos perfeitos. Há sim, aquele ou aquela, que melhor garante um desempenho presidencial efetivo e de influência por todos os Portugueses no território continental e insular.

Voto antecipado a 17 de outubro e o dia da eleição a 24 de outubro.

O voto antecipado acresce mais um dia para exercer o voto e é uma boa forma de aliviar a pressão do dia de votação. Para o voto antecipado, o eleitor deve manifestar essa intenção entre 10 e 14 de janeiro. O planeamento desta eleição foi tardio e é um erro não contemplar mais dias para a votação face à situação excecional que o outono já previa.

Pandemia COVID-19

Faz hoje 10 meses que foi instituído o confinamento nos Açores na 1º fase da pandemia COVID-19. Uma realidade diferente e difícil que nos afrontou. Governo, economia e sociedade, todos fomos confrontados com novas realidades.

Vale a pena retirar o ruído do pré-eleitoral e eleitoral e recordar o processo gerido pelo anterior governo que teria sido imaculado se não tivéssemos em nossa memória as mortes ocorridas no Nordeste. Um Governo que geriu a novidade com a imprevisibilidade, a resposta financeira e social com a segurança e simultaneamente fortaleceu o sistema regional de saúde.

A oposição de então fiscalizou e avaliou a ação do Governo. Em Democracia fiscalizar, propor e criticar um Governo não é ser antipatriota, é sim exercer o papel que a mesma Democracia atribuiu.

Numa segunda fase da pandemia, perante o conforto do já feito, a perceção do arranque da vacinação e do conhecimento adquirido na gestão da pandemia, o Governo tinha todas as condições para não descurar.

Face às festividades cujo calendário era de todos conhecido, o Governo deveria ter estado mais alerta e com medidas mais restritivas, para que a jusante se evitasse o confinamento atual - por momentos assim parecia que seria face à boa decisão de cerca sanitária a Rabo de Peixe.

A economia e sociedade precisam urgentemente de medidas de apoio e de voltar à normalidade possível. As lições da pandemia devem contribuir para melhores decisões e não para repetir as repostas aplicadas no início da pandemia.

Comissão Eventual para acompanhamento da COVID-19

A proposta de criação de uma Comissão Eventual para acompanhamento da COVID-19 é uma boa e útil proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores para os Açorianos.

Os proveitos desta Comissão poderão estar para além da imprescindível informação prestada pelo Governo e a natural fiscalização dos parlamentares, se no fim do processo existir matéria para contribuir com soluções aos problemas jurídicos revelados, aquando da implementação das medidas para combater fenómenos pandémicos, e que merecem uma reflexão do atual quadro legal.