Opinião

Boas notícias

Em época festiva, ainda que seja um Natal diferente, parece-me de bom tom deixar para outra altura as trapalhadas comunicacionais do Secretário da Saúde e Desporto, ou o esclarecedor atraso na nomeação dos diretores regionais, ou sobre o evidente incumprimento do programa do Governo no que concerne à redução do pessoal político, ou de convites provocatórios, ou de aceitações elucidativas, ou ainda da necessidade de workshops rápidos para diversos responsáveis do executivo. O calendário remete-nos para um tempo de paz, harmonia, família, boa gastronomia, muitos doces e um consumismo à medida de cada carteira. Vai daí, optei, em jeito de postal de natal, por escrever sobre duas boas notícias para os Açorianos e Açorianas.

I

No passado dia 16 de dezembro, os Açores venceram o primeiro lugar do Prémio Nacional de Turismo, promovido pelo BPI e pelo Expresso, na categoria de Turismo Sustentável, com o projeto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck. A candidatura dos Açores, submetida através da Direção Regional do Turismo, foi reconhecida pela sua excelência na promoção das melhores práticas na área do Turismo. Segundo o promotor, “O projeto de certificação dos Açores como destino turístico sustentável pela EarthCheck tem vindo a contribuir para o posicionamento estratégico do destino turístico Açores, alinhando-o a uma crescente consciência internacional dos consumidores, já bem visível nas novas gerações e na sua capacidade de influência sobre as demais.” Acrescentando-se que “este projeto faz do turismo uma atividade promotora de melhores condições de vida para as populações locais, contribuindo para o desenvolvimento económico da Região, ao mesmo tempo que assegura o equilíbrio ambiental”. Por fim, salienta-se que “é, ainda, um projeto inovador que assenta numa ampla ação colaborativa, envolvendo um cada vez maior leque de intervenientes de diversos setores, com o objetivo comum de alcançar a verdadeira sustentabilidade do destino.” Pelo exposto, parabéns Açores!

II

O Hospital da Horta e o Hospital do Divino Espírito Santo receberam, recentemente, honrosas distinções atribuídas pela empresa multinacional de origem espanhola – IASIST. Esta empresa é responsável pela elaboração de um ranking (“TOP 5”) que pretende premiar os hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que apresentaram os melhores resultados clínicos ao longo do ano. Este ano, a IASIST atribuiu, pela primeira vez, o “Prémio Consistência” e o “Prémio Evolução Clínica”, distinguindo, cada um, cinco vencedores. Ao Hospital da Horta foi atribuído o “Prémio Evolução Clínica”. Ao Hospital do Divino Espírito Santo, que havia sido, pela primeira vez, nomeado para o prémio de “Melhor Desempenho 2019”, foi atribuído um gratificante 3.º lugar. Refira-se, conforme nota pública do Hospital, que para efeitos de apuramento do ranking global, são analisadas 4 dimensões: Eficiência, adequação, qualidade assistencial e informação económica. Assim, após o apuramento dos resultados nas diversas métricas de análise em cada uma das dimensões, o Hospital do Divino Espírito Santo foi, pela primeira vez, um dos 3 nomeados para o prémio de melhor Hospital do Cluster D (onde se integram as maiores unidades hospitalares). Parabéns e obrigado a todos os profissionais de saúde!

PS: Votos de boas festas!