PS/Santa Maria exige respostas rápidas aos empresários para desbloquear apoios e garantir investimento na ilha

PS Açores - Há 5 horas

Os deputados regionais do Partido Socialista eleitos por Santa Maria reuniram-se esta terça-feira, com a Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa Maria (ACIISMA) para analisar os principais desafios que estão a afetar a atividade económica local, num encontro que confirmou atrasos persistentes por parte do Governo Regional na execução dos apoios às empresas.

Segundo o deputado João Vasco Costa, a ACIISMA “destacou atrasos significativos no pagamento dos apoios COVID-19 e morosidade na análise das candidaturas ao programa Construir 2030, situação que está a gerar incerteza, dificultando o planeamento empresarial e, nalguns casos, colocando em risco investimentos já projetados”.

Os socialistas assumiram o compromisso de levar estas preocupações ao debate do Plano e Orçamento para 2026, defendendo “medidas que garantam maior celeridade administrativa, estabilidade nos processos e transparência na gestão dos apoios públicos”.

Para João Vasco Costa, “é indispensável que as empresas marienses deixem de ser prejudicadas por atrasos injustificados e por procedimentos que não dão segurança aos empresários. Continuaremos, no Parlamento, a exigir pagamentos em tempo útil e simplificação administrativa, condições essenciais para proteger o emprego e promover o desenvolvimento económico da ilha”.

O deputado sublinhou ainda que ouvir as entidades locais “é fundamental para que o Plano e Orçamento de 2026 responda às necessidades reais dos marienses e ajude a criar um ambiente económico mais estável, mais justo e com melhores oportunidades de investimento”, algo que, critica, “tem sido pouco valorizado pelo atual Governo”.

 

Vila do Porto, 19 de novembro de 2025