Partido Socialista quer esclarecimentos sobre a estratégia para o porto da Praia da Vitória

PS Açores - 16 de maio, 2023

Os Deputados do Partido Socialista dos Açores solicitam esclarecimentos ao Governo sobre qual a estratégia para o Porto da Praia da Vitória nos próximos tempos.

Berto Messias explica que “o Porto da Praia da Vitória é uma das mais importantes infraestruturas portuárias da Região e do País, pela infraestrutura e equipamentos que possui, pela sua localização e pela sua margem de crescimento.”

O Deputado Socialista refere que “este Porto foi alvo de vários investimentos ao longo dos anos, sendo fundamental continuar o caminho de valorização e apetrechamento desta infraestrutura, bem como de avaliação e concretização de novas parcerias que permitam potenciar os seus recursos, a sua actividade e os seus recursos humanos.”

“Por exemplo, recordamos o trabalho recente de apetrechamento do Porto que foi realizado como os investimentos na requalificação da rede de incêndios, a aquisição de uma nova grua portuária, a aquisição de duas empilhadoras reach-stacker ou a intervenção na melhoria da operacionalidade e segurança do Porto, investimentos globais na ordem dos cinco milhões de euros”, recorda o dirigente socialista.

Segundo Berto Messias, “na anterior legislatura, foram definidos e concluídos um conjunto de procedimentos de forma a potenciar a competitividade do Porto da Praia da Vitória, através da criação de condições para angariar novos parceiros e investimentos. Foi elaborado um Plano Estratégico de Ordenamento do Porto da Praia da Vitória, um Plano de Negócios, a avaliação custo benefício, a declaração de impacte ambiental, as alterações legislativas necessárias para aumentar a viabilidade deste tipo de investimentos, bem como o caderno de encargos para a abertura de concurso para a concessão do Porto da Praia da Vitória. Devido à pandemia do COVID-19 foi entendido suspender o lançamento do procedimento concursal.”

“É por isso que, para nós, é fundamental que o Governo esclareça a nós e aos açorianos qual a estratégia do Governo Regional dos Açores para potenciar e aumentar a competitividade do Porto da Praia da Vitória, no contexto regional, nacional e internacional? Quais os investimentos realizados no Porto da Praia da Vitória nos anos de 2021 e 2022? Quais os investimentos em curso e previstos para o ano de 2023? O Governo Regional dos Açores vai avançar com o procedimento para lançamento de concurso para concessão do Porto da Praia da Vitória, tendo em conta o trabalho realizado e suspenso devido à pandemia?”, refere Messias.

Para o deputado “não temos dúvidas que a margem de crescimento daquela infraestrutura é considerável, mas para que isso seja uma realidade tem de ter por base uma estratégia bem definida, devidamente preparada, para que o aumento da competitividade do Porto da Praia da Vitória, quer no contexto regional, quer no contexto nacional e internacional sejam uma realidade”.