PS exige reforço de meios no combate à Pobreza e Exclusão em Ponta Delgada

PS Açores - 2 de março, 2023

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada, reuniu ontem na Freguesia de Santo António.

Nessa importante reunião do órgão deliberativo e fiscalizador da atividade do executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Grupo Municipal do PS abordou várias questões com destaque para a temática da luta contra a pobreza e a exclusão no mais populoso concelho dos Açores.

Os socialistas alertaram para os recentes indicadores publicados pelo Instituto Nacional de Estatística que dão conta de uma “preocupante degradação do contexto socioeconómico nos Açores no ano de 2021, agravada pelo facto desses indicadores surgirem em contraciclo com os indicadores nacionais. Em 2021 o País melhorou francamente a sua situação e os Açores infletiram a recuperação que vinham percorrendo com os governos do PS e agravaram o seu contexto de pobreza, sendo agora líderes nacionais nos piores indicadores de pobreza”.  

Os socialistas destacam “o aumento de 21% da taxa de sobrelotação habitacional, de 15% da taxa de risco de pobreza, de 11% da taxa de privação material e social severa e de 5% do índice de desigualdade”.

O PS exige que perante esses “números sombrios e preocupantes, com grande impacto no concelho de Ponta Delgada, se reforce os meios de luta contra a pobreza e a exclusão social da parte da Câmara Municipal e do Governo Regional”.

Na Reunião da Assembleia Municipal o PS apresentou vários votos de saudação, com destaque para um que saúda os trinta anos de funcionamento do Comando Operacional dos Açores (COA).