Comunicado: PS Ribeira Grande opõe-se à venda do Cineteatro “Miramar” em Rabo de Peixe

PS Açores - 24 de fevereiro, 2023

Face às recentes notícias que dão conta da intenção do Governo Regional, através da empresa Teatro Micaelense, vender, em hasta pública, o Cineteatro “Miramar”, em Rabo de Peixe, o Partido Socialista da Ribeira Grande manifesta a sua total oposição a esta tentativa de “atentado ao património cultural de uma comunidade”.

Para os socialistas da Ribeira Grande, o Cineteatro “Miramar”, que nasceu do gosto da população da Vila de Rabo de Peixe, não pode ser refém de “políticas de austeridade” aleatórias e avulsas, não compreendendo, por isso, “esta necessidade tão grande de se vender um equipamento único na sua missão, sem a preocupação de se assegurar a sua continuidade”.

Este é mais um ataque à Cultura que, face a um período difícil que já atravessamos, vai prejudicar, ainda mais, o setor. Mas, além disso, os socialistas condenam, ainda, o atentado que esta decisão representa para a Vila de Rabo de Peixe, uma vez que no Cineteatro ‘Miramar’ está sediada, também, uma escola de música nacionalmente reconhecida e que resulta de um importante projeto de inclusão social.

Salientando ser este um bom exemplo do que não se deve fazer, o Partido Socialista da Ribeira Grande apela a que o Governo Regional possa repensar a sua decisão, defendendo, nesse sentido, “que a gestão do espaço do Cineteatro ‘Miramar’ possa passar para a alçada da Câmara Municipal da Ribeira Grande”.

Assim, quer a Vila de Rabo de Peixe, a zona poente da Ribeira Grande e todo o demais concelho não perderia parte da sua identidade e do seu património, porque para os socialistas da Ribeira Grande, “o património cultural e identitário não pode ter um preço”.