PS reúne em jornadas parlamentares na Povoação e Nordeste para debater Coesão Territorial

PS Açores - 24 de fevereiro, 2023

O Grupo Parlamentar do PS irá reunir, a partir de segunda-feira, em jornadas parlamentares subordinadas ao tema “Coesão Territorial”.

Estas jornadas parlamentares irão centrar-se nos concelhos da Povoação e do Nordeste, na ilha de São Miguel.

Após a intervenção de abertura do Presidente do PS/Açores e líder parlamentar, Vasco Cordeiro, os socialistas irão promover diversas reuniões sectoriais com empresas, associações, organizações de apoio social e outras entidades, numa postura de proximidade e diálogo com as organizações que desenvolvem atividades diariamente naqueles concelhos.

Para além de prestar cumprimentos aos Presidentes dos dois municípios, os socialistas irão também reunir com os autarcas de freguesia daqueles concelhos.

Estão previstas reuniões com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Povoação e Nordeste, com ambas as escolas profissionais e com as Santas Casas da Misericórdia.

Os socialistas irão debater as questões relacionadas com a prestação de cuidados de saúde aquelas populações com as direções dos centros de saúde da Povoação e do Nordeste.

Ainda no âmbito social, os deputados irão reunir com a direção da Cooperativa Celeiro da Terra, a Associação Sol Nascente e a Direção da Associação de Apoio aos Deficientes e Inadaptados de Nordeste ‘Amizade’ e a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros.

O GPPS irá reunir, igualmente, com a Federação das Pescas e visitar o Porto da Ribeira Quente e da Povoação, reunindo com a Cooperativa de Economia Solidária Pescadores Ribeira Quente.

Os deputados do PS visitarão o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, o Centro Ambiental do Priolo e reunião com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e diversas empresas que compõem o tecido empresarial do Nordeste e Povoação.

No âmbito da coesão territorial e da sustentabilidade demográfica da Região, o PS/Açores defende uma abordagem estrutural, coerente e lógica que permita fixar as populações.

A respeito de coesão territorial, Vasco Cordeiro defende três núcleos essenciais de medidas, começando por medidas de acesso a políticas públicas de Saúde, de Educação, do Apoio Social à infância, à terceira idade, aos cidadãos com deficiência, como aquelas que o PS/A já concretizou, quando esteve no Governo Regional.

O Presidente do PS/Açores entende que as acessibilidades não se podem ficar apenas pela vertente física, aérea ou marítima, mas incluir igualmente o domínio digital, no sentido de criar condições para aproveitar em pleno a afirmação global dos Açores, com formação e qualificação do capital humano, fixando-o nos nossos territórios.

Vasco Cordeiro defende também a necessidade de apostar em políticas de desenvolvimento económico, onde se inclui o investimento público e privado, criando mecanismos que promovam a recuperação e a convergência de todas as ilhas dos Açores.

As jornadas parlamentares do PS decorrem entre 27 de fevereiro e 1 de março.