Agricultores Florentinos ainda não receberam apoios prometidos pelo Governo pelo encerramento da Cooperativa Ocidental

PS Açores - 6 de fevereiro, 2023

“Os agricultores Florentinos ainda não receberam os apoios prometidos pelo Governo Regional, para compensar o encerramento da Cooperativa Ocidental, o que deveria ter acontecido até ao final de 2022”, denunciou José Eduardo.

O deputado do PS, eleito pela ilha das Flores, falava no âmbito de um requerimento hoje submetido pelos socialistas no Parlamento dos Açores, questionando o Governo Regional sobre quais os motivos pelos quais “não honra os compromissos que assumiu com os agricultores Florentinos”.

“Consideramos que é importante que o Governo esclareça que apoios, em concreto, foram prometidos aos produtores da Cooperativa Ocidental e porque é que nunca se concretizaram, se o compromisso era pagá-los até ao final de 2022”, frisou José Eduardo.

Há quase um ano atrás os sócios da Cooperativa Ocidental decidiram avançar para o encerramento da Cooperativa Ocidental, a única na ilha das Flores a laborar leite, uma decisão tomada em articulação e com o incentivo do Governo Regional da direita do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e pelo IL, em particular do Secretário Regional com a tutela da agricultura, António Ventura.

À época, o Executivo acordou compensar os 11 produtores que entregavam leite naquela fábrica, pela reconversão das suas explorações de leite para vacas de carne e, no passado mês de setembro de 2022, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, garantiu, durante um debate na Assembleia Legislativa Regional, que estes produtores iriam receber apoios financeiros até ao final do ano que findou.

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural comprometeu-se, igualmente, em arranjar soluções de empregabilidade para os trabalhadores da Cooperativa, em especial para os trabalhadores da fábrica, mas estes continuam com a sua situação laboral indefinida.

José Eduardo considerou que incentivar o fim da Cooperativa Ocidental foi “estrategicamente errado” e “prejudicial ao frágil tecido económico da Ilha das Flores”, num contexto que “já era difícil e que se agravou com a destruição do Porto das Lajes”.

“Será que o Governo Regional, após praticamente decretar o fim da Cooperativa Ocidental, sabe o dano que provocou na ilha das Flores? Tem alguma ideia sobre o que fazer com os equipamentos e para o próprio imóvel da fábrica que se estima em cerca de 1 milhão de euros? Se tem, desconhecemos e consideramos que o Governo deve esclarecer os Florentinos e todos os Açorianos sobre estas questões”, finalizou o deputado do PS eleito pelas Flores, José Eduardo.