PS propõe gratuitidade do serviço de amas para ajudar famílias Açorianas

PS Açores - 16 de novembro, 2022

O Grupo Parlamentar do PS/Açores defendeu esta quarta-feira, na cidade da Horta, que os serviços de amas deveriam ser gratuitos para as famílias nos Açores, como medida de apoio às famílias neste contexto de inflação que atravessamos.

Intervindo à saída de uma visita do Grupo Parlamentar do PS ao Lar das Criancinhas, no âmbito das Jornadas Parlamentares do GPPS, que decorreram na cidade da Horta, Tiago Branco salientou a importância de “se avançar nesse sentido”.

“Neste momento de crise e dificuldade, com o aumento dos preços para as famílias Açorianas, com o aumento dos juros, dos combustíveis e dos bens de primeira necessidade, o Governo Regional tem ao seu dispor diversas formas de poder ajudar e mitigar esta crise. Uma delas é o alargamento da total gratuitidade das creches, dos jardins de infância e também dos serviços das amas”, defendeu.

O parlamentar socialista, eleito pela ilha do Faial, realçou que, o apoio à infância, “ao contrário daquilo que o Governo quer fazer parecer, atravessa algumas dificuldades”, recordando o “importante papel que desempenham as Misericórdias e as IPSS’s, através das suas diversas valências, no caso, o apoio à infância”.

Tiago Branco recordou que o PS/Açores já apresentou um pacote de propostas a implementar ainda este ano, tendo por base os 50 milhões de euros de receita extraordinária que o Governo Regional arrecadou, por via da inflação, do Orçamento do Estado.

"O PS/Açores propõe, ainda em 2022, apoiar as famílias com estudantes deslocados, apoiar as famílias com créditos à habitação, atualizar o custos elegíveis nos projetos aprovados do Competir+, reforçar o apoio ao gasóleo agrícola e pescas, reduzir a taxa de imposto sobre combustíveis, criar um fundo regional de capitalização de micro e pequenas empresas. Na área social, defendemos a gratuitidade de creches, jardins de infância e amas, bem como um apoio extraordinário às Misericórdias e IPSS’s, entre outras medidas”, lembrou o deputado socialista.

Após três dias de jornadas parlamentares dedicadas à análise ao Plano e Orçamento para 2023, na cidade da Horta, o GPPS continuará a reunir com os parceiros sociais da Região para analisar os documentos que serão debatidos ao longo da próxima semana, na cidade da Horta.

“O Governo Regional conhece as propostas do PS/Açores para atenuar as dificuldades que as famílias e as empresas atravessam e tem a liberdade de atuar e de aceitar os nossos contributos. Lamentavelmente, o que assistimos é a um total desprezo das propostas do PS, apenas porque vêm do PS. O Governo escolhe fazer muito pouco pelos Açorianos nesta adversidade e isso é bem evidente”, concluiu o deputado do PS, Tiago Branco.