Educação, Saúde e Transportes em debate na primeira sessão de “Construir o Futuro - Que Açores Queremos”

PS Açores - 5 de setembro, 2022

A primeira sessão da iniciativa “Construir o Futuro - Que Açores queremos”, pela qual o Presidente do PS/Açores reunirá com simpatizantes e militantes do partido em todas as ilhas dos Açores, teve lugar na cidade da Lagoa, no passado sábado.

Na ocasião, Vasco Cordeiro procedeu a uma análise do atual momento que vivem os Açores do ponto de vista social, económico e político como ponto de partida para um debate sobre os caminhos e as propostas para o futuro dos Açores.

No evento, que reuniu várias dezenas de militantes e simpatizantes dos concelhos de Lagoa e Vila Franca do Campo e que foi organizado pela estrutura partidária de S. Miguel e pelas estruturas de Lagoa e Vila Franca do Campo, Vasco Cordeiro salientou a importância do aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis no âmbito, quer do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer do futuro Programa Operacional Açores 2030, sobretudo quando alguns indicadores, por exemplo, na área da Educação e da Saúde, parecem indicar uma tendência dos Açores estarem a ficar para trás e a regredir.

O Presidente do PS/Açores frisou que as recentes estatísticas da Educação nos Açores, relativas a 2020/2021, “são um claro sinal de alerta”, para a necessidade de voltar a colocar “o aluno e seu sucesso escolar como o critério principal da atuação das entidades públicas regionais”.

Quanto ao setor da Saúde, Vasco Cordeiro destacou como profundamente negativo o silêncio do Governo Regional face aos dados que demonstram que os Açores têm a maior taxa de mortalidade do país.

“Os dados tornados públicos sobre esta matéria são de tal ordem graves que não permitem o silêncio e a omissão do Governo Regional quanto à leitura que faz deles, das suas causas e das soluções que pondera tomar face a esta situação. Para o PS/A, face a esta situação, a responsabilidade do Governo Regional é a de dar conta do seu entendimento, da leitura que faz destes dados e do que fez ou está a fazer perante os mesmos”, acrescentou o líder socialista.

“O PS/A mantém-se, e assim deve continuar no futuro, como um referencial de experiência e conhecimento dos desafios presentes e futuros dos Açores, de competência e de capacidade de liderança para fazer avançar a nossa Região. E esta iniciativa visa, também, manter e reforçar essas características da nossa ação atual e futura”, referiu ainda Vasco Cordeiro.

A sessão, que teve lugar na Lagoa, iniciou-se com uma intervenção do Secretário Coordenador de Ilha, André Rodrigues, que lembrou a importância do reforço da proximidade como elemento indispensável para promover uma maior participação dos cidadãos na discussão das questões que a todos dizem respeito. Apesar de reconhecer que em alguns domínios os resultados ficaram aquém das expectativas, André Rodrigues rejeitou, ainda, a ideia propalada por algumas forças políticas de que “a Autonomia falhou”, apresentando dados que provam justamente o seu sucesso, ao longo de quatro décadas, frisando o contributo do PS neste processo.

Manter e reforçar o contacto com os militantes e simpatizantes do PS/Açores, ouvi-los sobre as respostas para os desafios atuais e futuros dos Açores e partilhar informações sobre a atuação presente e futura do Partido Socialista são os objetivos destes encontros que o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, promove ao longo dos próximos meses, por todas as ilhas da Região, em articulação com as estruturas locais e de ilha.

Cerca de três meses depois da realização do XVIII Congresso Regional do PS/Açores, Vasco Cordeiro, pretende reunir os militantes e simpatizantes de todas as ilhas da Região em sessões de debate, nomeadamente, sobre a atualidade política regional e sobre as respostas que o PS/Açores tem e quer construir para os desafios que os Açores e os Açorianos enfrentam.