Audições aos Agricultores e Uniqueijo comprovam necessidade de apoios específicos e imediatos para São Jorge, como propôs o PS

PS Açores - 20 de maio, 2022

Isabel Teixeira adiantou que as audições realizadas na passada quarta-feira, no âmbito da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa Regional, “comprovaram claramente que o PS tinha razão ao propor a criação de apoios específicos e imediatos para a ilha de São Jorge”, no âmbito da crise sismo-vulcânica que completa agora 2 meses.

Outra evidência foi, prosseguiu, a “atualidade da proposta do PS para baixar, de forma significativa, num total de 20 cêntimos, as taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) sobre a gasolina e sobre o gasóleo, garantindo o acesso de pescadores e agricultores ao gasóleo colorido a preços mais acessíveis”, bem como “a comparticipação do acréscimo dos custos de produção registados nos últimos meses”.

Os deputados ouviram em Comissão a Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge, a Associação dos Jovens Agricultores Jorgenses e a UNIQUEIJO - União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL.

"É importante ouvir estas forças vivas, para que os deputados à Assembleia Regional, especialmente os de outras ilhas e de partidos, com menor conhecimento do impacto da crise sismo-vulcânica que atravessamos, possam perceber as dificuldades económicas que esta está a gerar no nosso tecido empresarial”, vincou Isabel Teixeira.

A parlamentar socialista reiterou que “as medidas lançadas pelo Governo foram parcas e chegaram tarde”, referindo-se à majoração de 10% do APOIAR.PT para os empresários Jorgenses e à criação do “Voucher Welcome to São Jorge”, que atribui um voucher de 35 euros aos turistas que optem por visitar São Jorge.

"Infelizmente, o PSD, CDS-PP, PPM, IL e o deputado independente, com a abstenção do Chega chumbaram a urgência do pacote de medidas de apoio às famílias e às empresas Jorgenses, proposto pelo PS. Caso essas medidas tivessem sido aprovadas com urgência, poderíamos ter hoje um cenário muito diferente, com uma recuperação mais rápida. Mas o que assistimos, em São Jorge, do ponto de vista económico, é motivo de grande preocupação”, lamentou a deputada do PS eleita por São Jorge, Isabel Teixeira.

Paralelamente às reuniões da Comissão de Economia, os deputados do PS encontram-se a realizar auscultações aos agricultores e pescadores da ilha de São Jorge.