Aprovação do Orçamento de Estado para 2022 viabiliza projeto de ampliação do Aeroporto da Horta, sublinha João Castro

PS Açores - 10 de maio, 2022

 Em semana de audições aos membros do Governo, no âmbito da apreciação, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2022, João Castro questionou o Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre a ampliação do Aeroporto da Horta, “um anseio e um compromisso de longa data, determinante na persecução da continuidade territorial e da mobilidade nos Açores”, como referiu.

O deputado socialista, eleito pelos Açores à Assembleia da República, recordou na ocasião que o tema “tem merecido um consenso alargado” no parlamento e que foi criado, no mandato anterior, um grupo de trabalho para o estudo e avaliação da melhoria daquela pista.

Agora, com a conclusão do trabalho desse grupo de trabalho, cujo relatório foi aprovado por unanimidade há pouco mais de uma semana, João Castro quis saber o ponto de situação “da obrigação contratual da empresa VINCI, detentora da conceção, para com a construção das áreas de segurança a que está obrigada” e, para além disso, questionou também a tutela de forma a perceber “em que medida, este orçamento concretiza, desde já, a elaboração do projeto de execução e a respetiva calendarização”.

O Secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, respondeu ao deputado afirmando que com o relatório do grupo de trabalho já aprovado, o Governo já consegue ter uma estimativa mais aproximada do valor da obra, onde se prevê que o Governo Regional “possa assumir cerca de 40% do custo”. Assim, revelou o Secretário de Estado Hugo Mendes, “avançará o procedimento para elaboração do projeto de execução ainda em 2022”.

As audições no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado prosseguem durante esta semana, na Assembleia da República, estando a votação global do documento agendada para 27 de maio.