PS/Faial congratula-se com finalização do primeiro curso de Marinheiro-Maquinista e defende maior aposta na EMA

PS Açores - 10 de maio, 2022

O PS/Faial congratula-se pela finalização do primeiro curso de Marinheiro-Maquinista, iniciado pela Direção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, atual Direção Regional da Mobilidade, em parceria com a Escola do Mar dos Açores e Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR).

Este curso, com uma carga horária de 466 horas, iniciou-se em fevereiro e concluiu este mês de maio, incidindo nas disposições normativas da Convenção STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Formação de Certificação e de Serviço de Quartos), adotada pela IMO (Organização Marítima Internacional).

Nesta edição foi implementado um modelo de aprendizagem híbrida, com componente teórica online, em horário pós-laboral, o que permitiu suprimir dificuldades de mobilidade geográfica e a conciliação do desempenho laboral/formação.

Verifica-se, deste modo, que a Escola do Mar está a começar a cumprir a sua missão de formar recursos humanos de excelência, neste caso, para o exercício de funções a bordo de navios/embarcações de comércio, rebocadores ou embarcações auxiliares, ainda que, na perspetiva do PS/Faial, possa fazer muito mais.

A conclusão deste curso coloca em evidência a utilidade e a pertinência da Escola do Mar dos Açores, contradizendo todos aqueles que dela duvidaram, ao longo dos últimos 8 anos e que hoje, com os seus sucessos evidentes, começam a compreender do seu real valor e a sua real importância.

O PS/Faial, não obstante do sucesso deste curso, entende que a Escola do Mar dos Açores tem ainda um longo percurso a fazer, estando muito longe de um aproveitamento total do seu verdadeiro potencial.

O PS/Faial entende que a Escola do Mar dos Açores deve incorporar o know-how, estabelecendo parcerias com escolas de referência no setor.

O PS/Faial alerta, ainda, para a necessidade de trabalhar os mercados internacionais e diversificar as saídas profissionais, desenvolvendo a EMA planos curriculares que permitam a dupla certificação. 

Assim, o PS/Faial entende e defende que é necessário reforçar a aposta na Escola do Mar dos Açores, procurando ampliar a sua oferta formativa e atrair cada vez mais formandos à ilha do Faial, de forma a construir este percurso de referência na formação de profissões ligadas ao mar, formando para o mar a partir dos Açores