O PS está disponível para melhoria permanente do modelo de transporte marítimo de mercadorias, realça José Ávila

PS Açores - 21 de outubro, 2021

O deputado do PS/Açores defendeu, esta quarta-feira, que o PS está sempre disponível para melhorar o modelo de transporte marítimo naquilo que el poder ser aperfeiçoado.

José Ávila falava na Horta, onde decorre o plenário do Parlamento Açoriano.

O deputado socialista reconheceu a importância de “diminuir os custos, os tempos de entrega nos mercados e reforçar as frequências”, mas realçou que “o atual modelo tem vindo a adaptar-se e garante o mesmo preço para todas as ilhas, é fiável e regular, discriminando positivamente as nossas exportações e garante a entrega dos contentores sem a sua desconsolidação antes da sua ilha de destino final”.

“Estes são pressupostos que garantem a coesão regional, num serviço que é imprescindível para quem vive em ilhas”, frisou.

Recordando que esta é uma matéria em que “muito já foi dito”, José Ávila defendeu que “não se pode mudar só porque sim”, uma vez que é obrigação dos deputados regionais “zelar pelos interesses dos Açorianos e não ter a tentação de ceder a interesses corporativos”.

O deputado socialista lembrou que o atual modelo de transporte “permite um preço mais baixo do que, por exemplo, o praticado na Região Autónoma da Madeira”, e que “muitos dos atrasos nas entregas, cerca de 90% se devem a condições meteorológicas adversas”.

“O atual modelo de transporte marítimo de mercadorias é aquele que melhor serve as ilhas dos Açores e o que importa é fazer um caminho equilibrado, que nunca ponha em causa o abastecimento das ilhas nem a coesão regional”, concluiu o deputado socialista, José Ávila.