PS/Ribeira Grande defende investimentos na requalificação da Escola Secundária, Estrada de Santana e habitação como prioridades no Orçamento Regional

PS Açores - Há 1 hora

O Secretariado do PS Ribeira Grande reuniu, recentemente, para analisar a anteproposta de Plano e Orçamento da Região para 2027, identificado vários investimentos e medidas que devem ser aplicadas no concelho.

Para o PS, é fundamental um reforço da verba atualmente inscrita para a necessária e urgente intervenção na Escola Secundária da Ribeira Grande. “200 mil euros para intervir na única escola secundária pública do concelho, o mais jovem do país, e com todos os problemas identificados, é um valor manifestamente reduzido.”

Lurdes Alfinete, Secretária Coordenadora, relembrou que, a este propósito, “o ano passado, o PS/Açores identificou e propôs em orçamento uma intervenção urgente na Escola Secundária da Ribeira Grande, uma proposta que, lamentavelmente, acabou por ser chumbada pela coligação PSD/CDS-PP/PPM e pelo CHEGA quando os problemas da nossa escola estavam à vista de todos, agravando-se desde então.”

Os socialistas consideram também importante resolver-se de uma vez por todas a situação de insegurança que se verifica na Estrada de Santana, que liga a Vila de Rabo de Peixe à cidade da Ribeira Grande, através da Ribeira Seca, lamentando que com o Governo de Bolieiro esta estrada tenha ficado no esquecimento, acabando mesmo por ser excluída dos planos e orçamentos da região, o que se verifica novamente para 2027.

“A estrada de Santana liga o centro urbano à Vila de Rabo de Peixe, servindo cerca de 24% da população de São Miguel. É, ainda, o acesso privilegiado ao Mercado Agrícola de Santana e à Associação Agrícola de São Miguel, a maior dos Açores, pelo que não pode continuar naquele estado de degradante. Mais de 16.000 pessoas beneficiam, diariamente, daquela via. É tempo de investir com seriedade na qualidade de vida dos Açorianos.”

No que à habitação diz respeito, para o PS é importante aumentar a aposta em habitação acessível e proporcionar novas respostas aos jovens e casais que legitimamente ambicionam ter uma habitação condigna, “e a Ribeira Grande tem por onde crescer e pode ser uma aposta. Aliás, é a Ribeira Grande o único concelho em São Miguel que, atualmente, pode ter essa capacidade de resposta.”

Na área social, o PS Ribeira Grande defende, também, a necessidade de se criar um Centro de Reabilitação e Acolhimento no concelho, dando respostas aos mais vulneráveis e combatendo mais eficazmente os problemas de toxicodependência no concelho, muitos dos quais associados à criminalidade e à crescente insegurança. Dirigido aos mais jovens, o PS considera, ainda, ser importante pensar-se num programa de intervenção regional que dê respostas multissetoriais à problemática do absentismo escolar e à falta de hábitos de vida saudáveis, ajudando ainda nas questões de literacia que teimam em ficar nos mais baixos patamares: “Queremos que a nossa sociedade se eleve; que cada nova geração seja cada vez melhor, mais capacitada e mais resistente que a anterior e isso só se conseguirá com um investimento sério para a próxima década.”, concluiu Lurdes Alfinete.

Nesta reunião, onde também esteve presente o deputado à Assembleia Legislativa Regional eleito pela Ribeira Grande, Carlos Silva, além dos investimentos já previstos ou a decorrer, como o novo Centro de Saúde, as intervenções no porto de Santa Iria e na orla costeira das Calhetas, os Socialistas consideraram que é importante olhar para a frente-mar como uma obra que irá mudar por completo a cidade e a dinâmica do concelho e que o Governo Regional tem de ser um parceiro dos Ribeiragrandenses.

“Este orçamento tem de servir a qualidade de vida nos Açores e, naturalmente, na Ribeira Grande. O medo que provém da sua análise, neste momento, é que este seja um orçamento de falência total social.”