“Agricultura Açoriana só será sustentável se garantir um rendimento justo”, defende Carlos Silva

PS Açores - 21 de outubro, 2021

Na sequência do debate sobre uma proposta de “Investimento e capacitação para uma agricultura sustentável”, o deputado do PS/Açores, Carlos Silva realça “a falta de estratégia e de ação do executivo neste setor”, considerando que “essa inação é desrespeitosa e desvaloriza todo o trabalho feito nos últimos anos, também, pelos agricultores açorianos”.

“Este Governo continua sem Governar, limitando-se nalguns casos a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista em cooperação com os parceiros do setor e com os agricultores”, lamenta o parlamentar, no fim do debate realizado esta quarta-feira, na sessão Plenária.

Carlos Silva considera inaceitável que “este executivo não consiga sequer cumprir com aquilo que prometeu no seu próprio Programa de Governo, para promover uma agricultura mais sustentável”. Passados 11 meses de governação, acrescenta, “há trabalho que já poderia ter sido feito com mais celeridade, mas não foi e isso é prejudicial para o percurso que estava a ser feito e a garantir uma agricultura mais sustentável”.

A título de exemplo, referiu a proposta de criação do Conselho Científico para a inovação agroalimentar, “que continua sem aparecer” e no setor do leite, em que continua “sem executar as propostas do PS aprovadas por unanimidade nesta Assembleia”.

O deputado do PS/Açores deixou uma palavra “para os agricultores açorianos que têm acompanhado esta evolução”, quer ao nível de exigências da própria comunidade europeia, quer ao nível de políticas públicas e que “têm feito um trabalho notável ao nível das suas explorações, na criação de novos produtos, de produtos inovadores”, o que justifica o reconhecimento de todos e merece mais empenho por parte do Governo.

Pela parte do PS, garantiu, a “uma agricultura que garanta um rendimento justo para os produtores, que assegure a preservação do ambiente e o desenvolvimento rural, merece a nossa aprovação”.