Deputados do PS eleitos pelo Pico lamentam chumbo à proposta sobre ampliação do Aeroporto do Pico

PS Açores - 26 de abril, 2021

A proposta do PS/Açores para ampliar a pista do Aeroporto da Ilha do Pico foi chumbada pelos partidos da coligação. “A nossa proposta, que representaria um investimento de 150 mil euros, permitiria avançar de imediato com o projeto”, adiantou Miguel Costa, lamentando o voto contra do PSD, CDS, PPM, Chega, IL e PAN, sublinhando a importância que esta medida tem para a Ilha.

O deputado do PS/Açores eleito pela ilha do Pico considerou “incompreensível que o PSD não tenha incluído no Plano e Orçamento para 2021, esta medida reivindicada há muito por todos os picarotos” e “inexplicável” que, não tendo incluído a medida, tenha chumbado a iniciativa do PS, que tinha este compromisso assumido no manifesto eleitoral. Nesse sentido, durante o debate em plenário, Miguel Costa questionou: “Qual a razão política para não incluir, no mínimo, o projeto de ampliação do aeroporto neste Orçamento, concluído que está o estudo? Qual a razão política para isso, quando o PSD tinha também essa medida no seu manifesto eleitoral?”.

Ainda durante o debate, Miguel Costa confrontou o Secretário Regional dos Transportes sobre contradições em relação a este assunto: “Ainda recentemente o senhor Secretário disse, em declaração ao jornal “O Dever” do Pico, que o estudo sobre a operacionalidade não estava completo, porque não incluía a aeronave A320-NEO. Ora isso é completamente falso porque o estudo inclui essa aeronave e, até, o A321-NEO, aeronave com maiores exigências operacionais”.

Para Miguel Costa, a recusa do PSD e dos seus parceiros de coligação revela um desrespeito e uma desvalorização por todo o empenho que o Pico e os Picarotos têm tido para contribuir para o desenvolvimento económico e social da Ilha e da região”.

“Ao contrário de outros partidos, o PS manteve-se coerente com os seus compromissos, tendo na legislatura passada cumprido com tudo o que se comprometeu em relação ao aeroporto, incluindo o grooving e o estudo sobre a operacionalidade e soluções em termos de ampliação da pista. Agora e depois do último ato eleitoral, em que os picarotos expressaram de forma convicta o seu apoio ao PS, estava inscrito no manifesto eleitoral este compromisso de ampliação da pista, e é por ele que continuaremos a lutar, porque foi com isso que o PS se comprometeu com os picarotos”, acrescentou.