Deputados do PS/Açores realçam importância de se concretizarem os Planos Estratégicos da Fruticultura e Agricultura Biológica

PS Açores - 21 de janeiro

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores, eleitos pela ilha Terceira, reuniram com os representantes das cooperativas Fruter e Bio Azórica para analisar os desafios que se colocam ao setor. “Constatamos que a Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e o Plano Estratégico da Fruticultura, são dois importantes instrumentos, que devem ser postos em ação”, sublinhou Rodolfo Franca.

O deputado do Partido Socialista dos Açores realçou o desenvolvimento a que se assiste na Região: “A Agricultura Biológica está no bom caminho nos Açores. Temos hoje mais áreas e mais produtores dedicados a este tipo de produção agrícola, o que comprova que nos últimos anos trilhámos um caminho que é o certo e com futuro, pelo que importa dar continuidade”.

No caso do Plano Estratégico da Fruticultura, que foi aprovado na legislatura passada, Rodolfo Franca recordou que o documento contou com a participação da Universidade dos Açores, das organizações de produtores e dos próprios produtores. Lembrou, ainda que “a anterior governação preparava já um programa de compensação aos produtores durante os períodos improdutivos, por forma a estimular o crescimento da produção de algumas espécies frutícolas”.

“A aposta que tem sido feita pela grande distribuição, através da criação de áreas exclusivas para a venda de produções biológicas, de modo a corresponder à procura por parte dos consumidores”, foi outro dos temas destacados na sequência dos encontros que os deputados tiveram, esta quarta-feira, com a Frutercoop - Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira e com a Cooperativa Bio Azórica - Produtos de Agricultura Biológica.