Saúde têm sido e continuará a ser uma aposta forte do Partido Socialista

PS Açores - 16 de outubro, 2020

Tiago Lopes, Isabel Quinto e Isabel Berbereia, candidatos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral da ilha Terceira às eleições legislativas do próximo dia 25, visitaram a LADA - Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, com sede em Angra do Heroísmo.

“A LADA é um exemplo na construção de parcerias entre todas as unidades de saúde dos Açores e os diversos organismos de poder local e regional, bem como uma ferramenta de prestação de serviços de qualidade a todos os utentes que necessitem de cuidados de saúde for a da sua ilha de residência”, afirmou Tiago Lopes, à margem da visita.

“As respostas às necessidades em saúde da população têm sido e continuarão a ser uma aposta forte do Governo do Partido Socialista e, como tal, a parceria com a (…) será essencial para se garantir o necessário apoio a quem mais dele carece”, disse o candidato socialista.

Tiago Lopes adiantou que “ao longo das últimas legislaturas verificou-se uma redução exponencial no que se refere a utentes sem médico de família, viabilizada através da constituição de Núcleos de Saúde Familiar com a respetiva atribuição de médico de família, enfermeiro e administrativo”.

O candidato do PS Terceira realçou como “a contratação de médicos de Medicina Geral e Familiar, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas e a inclusão da Medicina Dentária nas Unidades de Saúde de Ilha, se revelaram medidas que proporcionaram e garantiram uma maior  melhor acessibilidade aos Cuidados de Saúde Primários”.

“Este reforço foi evidenciado, nomeadamente na ilha Terceira, pelo aumento da taxa de utilização global de consultas médicas, onde passámos de 49% em 2013 pra 75% em 2019, no aumento da taxa de utilização global de consultas de enfermagem, onde passamos de 39% em 2013 para 79% em 2019, no aumento da proporção de grávidas com primeira consulta médica de vigilância da gravidez realizada no primeiro trimestre, onde passamos de 53% em 2013 para 89% em 2019 e no aumento da proporção de crianças com, pelo menos, 6 consultas médicas de vigilância da saúde infantil no primeiro ano de vida, onde passamos de 28% para 58% só na presente legislatura”, especificou Tiago Lopes.

“Não obstante, o Serviço Regional de Saúde modernizou-se e disso é exemplo a Receita Sem Papel”, continuou o candidato do PS.

“Só na Unidade de Saúde de Ilha Terceira passamos de 43%, em 2017, para 75%, em 2019, no que se refere à percentagem de receitas sem papel prescritas, com vantagens inerentes para os utentes bem como para os profissionais do Serviço Regional de Saúde”, afirmou Tiago Lopes.

“Mas a evidência do trabalho realizado não se cinge aos Cuidados de Saúde Primários”, referiu o candidato.

“Na própria articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares se tem verificado melhorias. Na ilha Terceira, no que se refere aos cuidados hospitalares, verificou-se, ao longo das duas últimas legislaturas, um aumento do número de consultas de especialidade que se cifra em mais 31,74% de consultas entre 2012 e 2019”, exemplificou.

“É neste constructo e nesta garantia que o Partido Socialista se apresenta ao próximo ato eleitoral, numa lógica de crescimento, modernização, proximidade e inovação no que à saúde da população Açoriana diz respeito”, concluiu Tiago Lopes.