Vasco Cordeiro destaca mais-valia dos investimentos na área do conhecimento e inovação para criar emprego qualificado

PS Açores - 16 de outubro, 2020

O Presidente do PS/Açores defende que “a estratégia de desenvolvimento” que está em curso na Região vai potenciar “novos ciclos de desenvolvimento em cada uma das ilhas”, que se vão traduzir na “criação de emprego qualificado”, na “fixação de população” e na promoção da “Coesão”. Vasco Cordeiro destacava a “aposta numa economia do conhecimento, da inovação e com recurso a novas tecnologias”, na sequência da visita à Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria.

“Nós tivemos oportunidade de assistir a uma apresentação que foi evidente quanto ao impacto que este projeto, em concreto na ilha de Santa Maria, tem no trazer de recursos qualificados para a ilha, de permitir também novas oportunidades de qualificação aos próprios jovens da ilha e este aspeto constitui um verdadeiro instrumento, não apenas de promoção da Coesão, mas de criação de novas oportunidades de desenvolvimento das nossas ilhas”, realçou.

Mas, como referiu o candidato a Presidente do Governo dos Açores, para além de Santa Maria há outras ilhas que estão a beneficiar deste tipo de investimento, e de investimentos futuros como é a criação “do polo MARTEC que é uma das propostas do programa eleitoral do PS”, como é o caso da ilha das Flores, onde vai ser instalada outra antena, do Faial, com o Centro de Aquicultura, e da Terceira, através do Terceira Tech Island.

Para Vasco Cordeiro, “esse tipo de projetos são verdadeiras ancoras de uma politica de desenvolvimento da nossa Região que, simultaneamente, garante Coesão, garante fixação de populações e garante sobretudo um salto qualitativo enorme, gigantesco, naquilo que tem a ver com o posicionamento da nossa economia nas áreas do conhecimento, nas áreas da inovação, nas áreas dos produtos e dos serviços relacionados com este tipo de atividades. E é por esse caminho que temos de prosseguir”.

O Presidente do PS/Açores esteve esta quinta-feira em Santa Maria, onde também visitou investimentos portuários, reuniu com empresários e visitou a Incubadora do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial, a Cooperativa de Artesanato e as obras que decorrem no ATL da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto.