O Secretariado da Ilha do Faial do Partido Socialista considera a recente visita de trabalho do Governo Regional dos Açores à ilha do Faial uma iniciativa que só por si é de extrema importância e relevadora de uma política de proximidade que o executivo pretende manter com os faialenses, estando assim em permanente sintonia com aquelas que são as suas preocupações, dificuldades e aspirações, pelo que é com satisfação que registamos essa iniciativa.
Foi uma visita onde se assinalou, por um lado, a conclusão de dois investimentos em curso num valor global de 7,5ME, como é o caso do Novo Matadouro do Faial que constitui um inovador equipamento que permitirá elevar o setor agrícola do Faial, nomeadamente no que à carne diz respeito, para outro patamar de desenvolvimento, fomentando a criação de riqueza, de valor acrescentado no setor e potenciando cada vez mais a exportação em níveis de qualidade cada vez mais elevados.
Por outro lado, assistiu-se igualmente, na área da infância e juventude, à conclusão das obras de remodelação e ampliação do Lar das Criancinhas da Horta, um investimento que consideramos igualmente muito importante numa área em que também era necessário reforçar a resposta dada. É também com grande satisfação que assinalamos a entrada em funcionamento do “Castelinho” com a disponibilização de 80 novas vagas nas valências de creche, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres, que juntamente com o investimento realizado na Creche dos Flamengos permitiu duplicar na ilha do Faial o número de vagas disponíveis na valência de creche.
Mas se por um lado, esta visita do Governo à ilha do Faial assinalou a conclusão de alguns investimentos que estavam em curso, por outro lado também fica marcado pelo fornecimento aos faialenses de informação muito relevante, nomeadamente de novos projetos que o Governo Regional pretende levar a cabo no Faial e que se iniciarão a breve trecho, permitindo valorizar a ilha em diversas áreas.
É o caso da requalificação do Entreposto de Frigorífico da Horta, cuja autorização para lançamento de concurso público já foi aprovada em Conselho de Governo, e que se reveste de grande importância não só para armadores e pescadores que efetuam descargas no Porto da Horta, mas também para toda a frota do atum. Com a nova infraestrutura haverá uma melhor resposta às necessidades e permitirá encontrar novas formas de valorização do pescado, a partir da criação de uma área para processamento e transformação de peixe fresco, promovendo a exploração de novos mercados que permitam acrescentar mais valor, contribuindo, deste modo, para o aumento do rendimento dos Pescadores.
Por outro lado, foi também com grande satisfação que vimos concluída a fase de definição do projeto de requalificação do Porto da Horta, depois de concluídos os procedimentos de revisão do projeto com o aumento do valor base de 14 para 17,5ME, e de apresentada a nova solução à Comissão Municipal para os Assuntos do Mar. Essa solução obteve largo consenso e está agora em condições de avançar, assim que concluídas as formalidades que decorrem da lei, nomeadamente as questões relativas à revisão do projeto e ao impacto ambiental.
Ainda no âmbito do Porto da Horta, salientamos a construção do novo edifício de apoio destinado às atividades marítimo-turísticas, cujo projeto foi também apresentado, e que permitirá dignificar e dar condições de excelência às empresas daquele setor que tem vindo a conhecer um crescimento assinável, sendo um importante contributo no âmbito da nossa oferta turística direcionada para as atividades recreativas no mar.
No contexto das questões relacionadas com o mar, também não é possível deixar de referenciar a construção em curso da Escola do Mar dos Açores, visitada pelo Presidente do Governo no âmbito desta visita, cuja entrada em funcionamento prevê-se para o ano letivo de 2019/20, e que juntamente com a requalificação do Porto Comercial, do Entreposto Frigorífico, do novo Edifício para as empresas marítimo-turísticas e da instalação do Observatório do Atlântico aqui na cidade da Horta , capitalizará cada vez mais a vocação marítima da ilha do Faial no contexto regional, numa estratégia integrada do Governo Regional e da República em que nos revemos.
No âmbito da proteção civil, foi igualmente com agrado que assistimos à apresentação do projeto de construção do novo Quartel de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, que significa um grande contributo para a melhoria da operacionalidade e das condições de trabalho dos nossos bombeiros e, por essa via, do serviço prestado por estes às nossas populações, serviço esse que é fundamental.
A estes investimentos previstos, juntam-se outros como, por exemplo, a remodelação do Hospital da Horta e construção do novo Centro de Saúde da ilha do Faial, cujo contrato de empreitada já está a aguardar visto de tribunal de contas, ou o Centro Intergeracional da Feteira cuja obra também prevê-se iniciar num curto espaço de tempo.
Estamos a falar de apostas previstas do Governo Regional que, incluindo aqui também a Escola do Mar, significam um investimento de mais de 40 milhões de euros em novos investimentos a iniciar no início do próximo ano.
Em suma, o Secretariado do PS/Faial vê com grande satisfação a aposta firmada pelo Governo Regional nesta visita à ilha do Faial, em continuar a dotar a nossa ilha das infraestruturas, equipamentos e recursos humanos necessários ao nosso desenvolvimento.
Naturalmente que nem tudo está feito, que existem áreas onde é preciso melhorar e trabalhar para alcançar melhores resultados, mas não podemos deixar de registar com satisfação o que está a ser realizado no momento e aquilo que será realizado daqui para a frente.